-
Arquitetos: Espacial Arquitetos
- Área: 180 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Maura Mello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o desejo de integrar sala à cozinha, uma suíte com bastante espaço útil e varanda com churrasqueira para aproveitar momentos de descontração, o escritório Espacial Arquitetos, comandado pelos arquitetos Larissa Teixeira e Reginaldo Machado, buscou inspiração nos lofts nova iorquinos e trouxeram muita concepção urbana, trazendo a cidade para dentro do apartamento de 180m², na rua Cônego Eugênio Leite, em Pinheiros, São Paulo. Buscando soluções práticas e inteligentes, os sócios aproveitaram ao máximo todo o espaço e o sistema construtivo já existente.
Criando uma atmosfera modernista e atemporal, o escritório utilizou ladrilho hidráulico para o terraço e, na sala, iluminação através de eletrodutos na extensão da parede, com lâmpadas aparentes. Essa técnica permitiu criar um ambiente iluminado na medida certa, aconchegante e agradável para a vista do morador. Um dos pontos de atenção para este projeto foi a solução inteligente e sustentável deixando os tijolos visíveis, reduzindo custos com alguns materiais como cimento, areia, argamassa, pinturas e outros revestimentos. Isso tornou a obra mais econômica, rápida, produzindo menos impacto ambiental, resultando em mais praticidade para o proprietário, pois consequentemente seus gastos com a manutenção do apartamento será reduzido.
Outro ponto que merece atenção é que o apartamento possuía uma sala que, integrada à cozinha, resultou em mais de 15m de comprimento, o que possibilitou o aumento do terraço de 1m para 3m de profundidade. Isso acaba indo na contramão do que se vê nas reformas dos apartamentos padrões atualmente, pois, no geral, os terraços são comercializados para serem integrados à sala. Para compor uma atmosfera harmônica com os materiais naturais utilizados, aqui, no caso, o concreto e o tijolo, os profissionais propuseram uma série de plantas pelos espaços. Essa biofilia traz uma sensação de aconchego, bem-estar e frescor no espaço com estilo urbano.
Os arquitetos esbarraram em uma dificuldade no imóvel, que era a estrutura de todo apartamento feita de alvenaria em tijolos de cerâmica antiga, trazendo a preocupação da quantidade de vedações previstas a serem demolidas. O escritório encontrou a solução de, na cozinha, retirar a alvenaria em tijolos, planejou e teve a validação de um engenheiro para a instalação de uma viga metálica preta de 5 metros atravessando a sala. Optaram por deixar o concreto também evidente e usar o revestimento cerâmico “Subway Tile” para reforçar o estilo industrial.
A suíte era um dos pontos de desejo do morador, que possuísse um espaço bem generoso e, principalmente, armários grandes e espaçosos. O layout seguiu o mesmo conceito arquitetônico dos outros ambientes do apartamento e, assim como todo o resto, a iluminação foi planejada para criar uma atmosfera acolhedora e aconchegante, entregando luminosidade apenas nos locais desejados e necessários. O banheiro da suíte segue a mesma linha de iluminação, com pendentes e layout com o estilo urbano, industrial.