-
Arquitetos: Juri Troy architects
- Área: 46 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Juri Troy architects
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno em questão - parque do castelo em Murstetten - é um lugar extraordinário com significado histórico e repleto de acontecimentos marcantes. Partes dessa história ainda são reconhecíveis hoje, mesmo em fragmentos. A localização especial é caracterizada pela proximidade direta com compacto centro da vila a leste e os campos e prados a oeste. O local historicamente carregado em Murstetten mantém sua aparência selvagem e é ampliado por uma pequena instalação na forma de uma casa de finais de semana. O novo volume é inserido livre das edificações circundantes e ergue-se solitário, autoconfiante e natural no meio dos vestígios históricos.
O projeto é concebido como uma casa de um cômodo, com uma altura que evolui de um para dois pavimentos. Ao sul, na parte inferior, encontra-se a sala de estar com vidros amplos totalmente abertos para o jardim e para o pequeno córrego que atravessa a propriedade. O acesso principal é feito pela parte norte, onde também existe um pequeno banheiro e um quarto. O terraço ao sul, bem como as escadas de entrada, podem ser fechados por meio de um sistema de roldana, assim como as fachadas. As grandes janelas panorâmicas estão alinhadas com as referências históricas e paisagísticas e oferecem uma visão irrestrita para a igreja, para o vale ou para as estátuas históricas no parque. Ao longo dos dois lados, as paredes externas são estendidas para o interior por meio de prateleiras do chão ao teto. Por um lado, elas tornam visível a estrutura de suporte de carga das paredes externas, ao mesmo tempo em que oferecem espaço de armazenamento, nichos para assentos e superfícies de trabalho.
O projeto segue um conceito sustentável holístico no planejamento, uso e implementação. A casa é elevada e só toca o terreno através das oito fundações. Isso significa a superfície do solo não se torna impermeabilizada. A maioria dos materiais utilizados vem do entorno imediato. A madeira, tanto para os elementos estruturais quanto para as superfícies, vem de florestas próprias do cliente e foi processada na serraria vizinha. A edificação é isolada com palha, que também vem do entorno imediato, de uma fazenda da região. Calor e energia são gerados pelo sistema fotovoltaico no telhado.
O projeto foi realizado em conjunto com o Caravan Atelier. Devido à estreita cooperação, nós, como escritório, tivemos a oportunidade de atuar várias vezes no canteiro de obras e trabalhar no isolamento com palha, bem como na carpintaria das fachadas e móveis.