-
Arquitetos: FOAA
- Área: 3082 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias :Nico Saieh
-
Fabricantes: Hunter Douglas, MDA, MK, Sto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é definido por um conjunto de 20 moradias localizadas na comunidade chilena de Providencia, em uma área consolidada dentro do anel central de Santiago, com muita conectividade. Desde o ponto de vista imobiliário, o projeto é uma alternativa atraente à oferta de apartamentos, apresentando as mesmas comodidades como estacionamento subterrâneo, segurança e espaços comuns, entre outras, mas com acesso a um pátio e terraço privado.
O projeto se desenvolve em um lote de 1.662 m2. As unidades são dispostas ao leste e oeste, mais duas ao sul que permitem o arranjo da rampa de veículos para o subsolo. Isso cria um espaço central de acesso pedonal às residências que pode ser utilizado pelos moradores do condomínio. Foram projetados dois tipos de apartamentos. Alguns com vãos de 4,15 metros e outros de 5 metros de largura, todos com 5 plantas habitáveis. No subsolo, eles podem ser acessados a partir do estacionamento e um espaço multiuso também está disponível. No primeiro nível encontram-se os espaços comuns e o pátio. No segundo e terceiro, os quartos e no quarto nível, um terraço panorâmico.
Dois aspectos foram considerados para gerenciar a privacidade e as vistas desde o espaço coletivo central. O primeiro foi recuar os dormitórios voltados para este ambiente, permitindo ao mesmo tempo gerar um jogo de volumes e sombras que ampliam as vistas. O segundo foi através da vegetação. No primeiro nível, as floreiras foram projetadas para criar uma espécie de cortina para as cozinhas e também para conter os medidores de água e gás. No segundo nível, algumas cordas verticais são dispostas onde se espera que as plantas trepadeiras se desenvolvam.