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Arquitetos: Estudio Focaccia Prieto
- Área: 259 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Luis Barandarian
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Fabricantes: Barbieri, Chiusaroli, Embramaco, Isover, Knauf, Tyvek
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se baseia em uma análise de investimento em um terreno localizado em um ponto de acesso rápido à rodovia Buenos Aires - La Plata, em frente aos trilhos da ferrovia Roca. Buscou-se o desempenho máximo do lote permitido pela portaria vigente, que permitiu a incorporação de três casas e uma loja.
Num lote alongado, em esquina, de forma trapezoidal, foram projetadas três unidades idênticas, como volumes emparelhados, que, embora tenham pátios privados, serviços e acessos independentes, compõem um complexo urbano contínuo. A irregularidade do lote foi aproveitada para compensar os volumes, dando movimento, independência e privacidade a cada unidade.
Esses deslocamentos geram pequenas transferências de lotes para a via pública, reforçando a ligação do complexo com a cidade. Além disso, permitem igualar as dimensões dos pátios privativos das três unidades. Por sua vez, respondem à regulamentação em vigor na zona, que estipula que em lotes de esquina, os recuos de fachada podem abranger pelo menos 50% do comprimento das linhas municipais.
O volume divide-se em dois módulos de diferentes alturas e materiais, um mais cego (salas e quartos) revestido a chapa ondulada cega e outro mais permeável (garagem e terraços), com caixa móvel em chapa microperfurada, que segundo seu uso esconde ou exibe pátios e terraços. Isso gera no todo uma alternância entre cheios e vazios.
A cobertura apresenta um conjunto de desalinhamentos em forma de tesoura, gerando diferentes situações nas fachadas: à frente, uma imagem dinâmica, com diferentes alturas, e atrás, uma imagem mais contínua. Optou-se por localizar a sala de estar, cozinha e sala de jantar no primeiro nível, com um terraço na frente para aproveitar as vistas para o bairro do Jardim e a rodovia, ambos densamente arborizados. Cada unidade é acessada por portões metálicos, de forma veicular para uma garagem semicoberta e de pedestres para um hall de distribuição com escada revestida em madeira natural que dá acesso ao pavimento superior social.
No térreo encontram-se os quartos, um mais pequeno, virado para a rua, que pode opcionalmente ser integrado no quarto principal, constituindo uma suite de vestir, ou zona de estudo/trabalho, e um quarto principal que se abre para o pátio das traseiras, com presença de vegetação em toda a sua extensão (gramilla, lagerstroemia, jasmim trepadeira). Ao retirar o veículo, o espaço da garagem constitui uma área de uso como churrasqueira, enquanto a abertura total dos portões de entrada gera um espaço de passagem entre o verde da rua e o verde do pátio interno.
A planta social desenvolve-se em torno do terraço semi-coberto, e é concebida como um espaço único e contínuo, com diferentes situações espaciais geradas pelas inclinações da cobertura que vão desde pouco mais de dois metros no seu ponto mais baixo, atingindo quatro metros de altura em a sala de estar (permitindo a possível incorporação futura de um pequeno mezanino de luz).