-
Arquitetos: Design Ni Dukaan
- Área: 2137 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:The Fishy Project
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma jornada espiritual é uma investigação sobre a própria existência, ou melhor, uma investigação sobre existência e inexistência e a relação entre as duas, culminando na percepção da existência pura além da investigação. Veeram Shah, fundador e diretor criativo do estúdio multidisciplinar de design Ni Dukaan, sediado em Ahmedabad, apresenta sua mais recente obra-prima arquitetônica: “Casa Cercada” com 2.137 metros quadrados construídos. O processo criativo desse projeto não foi diferente de uma jornada espiritual e, talvez, o aprendizado mais importante dela tenha sido o da autonegação.
Como se projeta uma casa sem forma? Esta foi a primeira indagação e a partir dela foi criada a base conceitual para o projeto. Isso levou o projetista a questionar as formas construídas. Isso causou uma mudança em sua percepção que resultou em uma abordagem de design de dentro para fora. Nela, a experiência do espaço de dentro teve precedência sobre a forma externa. Uma segunda pele envolvendo a estrutura mantém as partes separadas unidas e definindo uma série de pátios que são intrínsecos à experiência da casa. Assim, tornou-se uma casa sem elevações, um local “cercado” voltado para dentro, localizado na pitoresca cidade de Himmatnagar, no estado Gujarat, na Índia, sede administrativa do distrito de Sabarkantha.
A materialidade do recinto foi o produto de uma investigação paralela sobre a logística da construção no remoto local rural. O cliente, que havia passado de agricultor a empresário de sucesso, que agora volta às suas raízes, insistiu em empregar mão-de-obra local. Então, como experiência, um empreiteiro de uma vila foi solicitado a construir uma parede de amostra em concreto e o resultado: uma imprevisível, mas bela, textura causada pelo deslocamento e empenamento de fôrmas de madeira não aparafusadas. Fascinante. Estas imperfeições foram assumidas no processo construtivo, estendendo-se mesmo esta escolha à utilização de outros materiais.
A paleta de materiais suaves de pedra cinza, branco e madeira é ocasionalmente pontuada por um tom quente de terracota: na entrada, na piscina e nos assentos em torno de árvores com flores sazonais. Objetos esculturais foram espalhados pela casa e pelo jardim. O único outro uso da cor é encontrado nos espaços mais privados da casa, os banheiros, cada um sendo executado em um tom pastel diferente e dramaticamente iluminado por claraboias semelhantes a torres.
O planejamento da implantação tenta separar áreas públicas, semiprivadas e privadas da casa, mantendo uma continuidade de fluxo em torno de um espaço aberto central. Todas as partes da casa se abrem para um pátio, por meio de um corredor coberto, bem como para espaços menores e privados, garantindo que recebam luz e ventilação adequadas enquanto são protegidas do forte sol tropical e dos ventos quentes.
De muitas maneiras, esse projeto direcionou a trajetória do escritório durante seus anos de formação. Interrompidos por vários atrasos por conta da Covid-19, foram quase nove anos para concluir o projeto. O lapso de tempo, de fato, deu a oportunidade de reavaliar repetidamente suas ideias sobre o que é a arquitetura, sobre o que deveria ser um escritório de arquitetura e aprofundar essas questões enquanto ainda é possível se desvincular de conceitos e descartá-los quando necessário. À medida que o projeto avançava, tudo, desde a arquitetura de interiores até a paisagem, foi abordado para criar uma linguagem abrangente. E todos os elementos, incluindo móveis, ferragens e luminárias, foram rigorosamente detalhados e feitos sob medida por artesãos. O projeto uma verdadeira celebração do ato de criação, que se tornou para nós a essência de nosso escritório.