-
Arquitetos: GLA Design
- Área: 36 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Li Yao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Deep Blue, um novo edifício de escritórios e incubadora, está localizado no Corredor de Inovação Científica e Tecnológica de Hangzhou Chengxi, na cidade de Zijingang. O projeto adota as necessidades do usuário como a força motriz, combina o ambiente ao entorno e convida as pessoas com uma linguagem minimalista. O edifício não é apenas um simples espaço de escritórios, mas também um espaço cultural aberto, inclusivo e diversificado, que traz múltiplas possibilidades de interação social, entretenimento, e aprendizado.
CRIAR "X" - O lote do projeto é relativamente quadrado, com um rio a oeste e edifícios de escritórios de diferentes tipos e alturas nas três outras faces. Como um projeto secundário comissionado, o uso do terreno é relativamente apertado, e a densidade do edifício não pode romper o esquema original. Para equilibrar as necessidades espaciais e psicológicas do projeto dos edifícios da incubadora, a estratégia foi combinar espaços de escritórios independentes com a área aberta integrada. Os escritórios independentes estão no perímetro para garantir certa privacidade; já a área aberta compartilhada está no interior para configurar um espaço mais propício à comunicação e ao compartilhamento. Para fazer o melhor uso da iluminação natural, ventilação e da paisagem, após analisar o espaço urbano e a racionalização do lote, a forma arquitetônica foi cortada três vezes na diagonal conforme a diagonal da praça (nordeste-sudoeste). A seção oblíqua da entrada principal no canto nordeste, a seção oblíqua do terraço superior de fundo no sudoeste, e a seção oblíqua do espaço cinza que atravessa o átrio interno e a paisagem fluvial na camada inferior. O corte geométrico puro permite que o edifício se integre melhor com toda a interface da cidade, enquanto a fachada convergente em forma de X, para manter o caráter independente do novo edifício de escritórios.
Estratégia de Sustentabilidade - Os arquitetos observaram cuidadosamente a incidência solar em diferentes períodos da investigação inicial, e também consideraram a direção dominante do vento da monção no verão e no inverno em Hangzhou. Em termos de sustentabilidade ambiental, os conjuntos superior e inferior de aberturas no canto sudoeste aumentaram significativamente o efeito de ventilação natural do pátio interno do edifício, melhorando o conforto, ao mesmo tempo, em que garante a conservação de energia e a proteção ambiental. A paisagem fluvial é introduzida no átrio, no terraço recuado e no interior ao longo da pequena paisagem quadrada, que conecta visualmente o espaço interno com a natureza ao redor, formando assim uma paisagem tridimensional de "bosque-rio - cinturão verde-terra - pátio central - terraço verde". Além disso, o pátio de entrada obtido pelo corte inclinado a nordeste não só aumenta o espaço de comunicação para a interface do parque como também convida e orienta as pessoas a entrar no espaço interno compartilhado. O visível sistema de água do átrio e a paisagem do rio não muito longe, assim como a luz e a sombra encantadoras, rompem a fronteira entre arquitetura, natureza e cidade. O compartilhamento espacial é a intenção original da estratégia de sustentabilidade social.
Sistema Modular - A unidade de escritórios é projetada em três tipos de módulos, com uma largura facial uniforme de 4,2 m, altura do piso de 4,75 m e diferentes profundidades. O pé direito de 4,75m de cada módulo oferece aos clientes a possibilidade de um espaço interno variável. Estes módulos são combinados por passarelas unilaterais ou internas, conforme a forma X e compatibilizadas com a posição do ar condicionado. A unidade da fachada de vidro diagonal e da pele de vidro ortogonal são adotadas no projeto, para criar uma fachada única e limpa.
Arte da saliência - Para obter o efeito construtivo em forma de X, a estrutura teve o desafio de um enorme balanço de 29,4m, com uma série de excessos sísmicos pertencendo a estruturas irregulares especiais. Depois de muitas discussões, a equipe de projeto adotou um sistema estrutural híbrido com uma estrutura de aço + suporte central e uma placa de aço /parede de cisalhamento de concreto armado com aço, além de uma treliça com contraventamento diagonal para a parte em balanço, resultando em um projeto arquitetônico fiel. Para proteção ambiental e de custos, o projeto estrutural da comissão secundária, garantiu a segurança, de forma que a fundação de estacas original deveria ser usada o máximo possível, e a estrutura original do piso do subsolo deveria ser utilizada após a demolição.
Seleção de materiais - A seleção de materiais é a chave para a apresentação perfeita do resultado arquitetônico. O processo de anodização é adotado para a chapa de alumínio, combinada com vidro oco Low-E ultra-branco de três camadas para proporcionar isolamento térmico eficiente e funções de economia de energia para o edifício. A fachada é simples e unificada, oferecendo uma conexão transparente e eficaz entre os espaços internos e externos.
Epílogo - Deep Blue é um edifício interessante que incorpora as reflexões do arquiteto sobre o local, acuidade espacial, engenhosidade no projeto, controle de construção, etc. O edifício é inserido em Hangzhou para explorar a possibilidade de novos edifícios de escritórios incubadores.