-
Arquitetos: Mecanoo
- Área: 308 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ossip Architectuurfotografie
Descrição enviada pela equipe de projeto. Onde a paisagem de dunas ondulantes flui para o terreno baixo do interior, a paisagem naturalmente inclinada abraça a Casa BW com um volume de construção caracterizado por um telhado de duas águas juntamente com uma expressão inconfundível da fachada. O telhado torcido é criado como resultado de duas formas sobrepostas. Um telhado de duas águas é projetado no lado da duna, também característico da paisagem de rua em Oorsprongweg. Em contraste, uma linha horizontal de telhado é projetada para o lado mais baixo.
Conexão com a paisagem. A moradia é construída em três pisos, com um nível adicional entre os planos inclinados do telhado. Devido ao percurso natural do terreno e a um talude como continuação da paisagem da duna, o térreo e a cota do nível inferior a -1 têm uma relação direta com o entorno. Virada a sudeste, a conexão com a paisagem ao longo do jardim inclinado é aprimorada pelo fechamento de dois vazios com um sistema de parede de vidro.
A forte ligação entre a paisagem e a casa traduz-se na expressão da fachada e do revestimento da cobertura com a aplicação de um único material natural, expressa através de uma cobertura em telha cerâmica personalizada que envolve todo o edifício. Este revestimento personalizado de azulejos multicoloridos representa as transições na paisagem, da paisagem das dunas ao terreno baixo, e as camadas do solo, do claro ao escuro.
No interior, todos os espaços de convivência são organizados em torno dos vazios fechados na parede de vidro e um núcleo fechado de revestimento de madeira. A parede de vidro fornece transparência e luz do dia até os níveis do porão. O elemento fechado do interior do porão ao sótão do edifício acomoda funções de apoio, como circulação vertical e instalações sanitárias. O design de interiores é completado por vistas da paisagem lindamente enquadradas, utilizando esquadrias de madeira que passam pelo trabalho em azulejo.
Telha multicolorida. A cor e a aparência da fachada desempenham um papel importante na transição da paisagem de dunas para o terreno baixo. A presença monolítica do volume do edifício é acentuada através das superfícies inclinadas do telhado e das paredes externas. Estes são revestidos com ladrilhos do mesmo material contínuo: ladrilhos cerâmicos vidrados multicoloridos. A tonalidade desses azulejos forma um todo coerente, fazendo uma conexão e misturando o edifício à paisagem transformadora. O uso de cores é consistente com as tonalidades do ambiente, garantindo que a casa seja absorvida pela mudança do terreno. A paisagem de dunas e terrenos baixos em várias estações é espelhada no espectro de cores do design composto por 5 tons de cinza, verde e azul.
As telhas vitrificadas são vibrantes, brilhantes e tem efeito iridescente, criando um aspecto perolado nas telhas, influenciando também na incidência de luz no aspecto da fachada e cobertura. A interação de diferentes tonalidades de cores resulta em fachadas e telhados variados, multicoloridos e naturais. Há variação suficiente para evitar repetição. A mistura de tons e as condições de luz fazem com que a casa pareça diferente a cada momento, resultando em uma casa única e marcante.
A proporção exata de vários ladrilhos multicoloridos foi minuciosamente estudada por meio de amostragem. O estudo do esmalte foi avaliado in loco, com base nas cores, texturas e graus de brilho, em diferentes condições de luz. As telhas são orientadas verticalmente, com juntas verticais abertas continuando em uma linha na superfície do telhado. Nenhum padrão repetitivo é perceptível nas superfícies da fachada, com a curvatura variável do plano do telhado parecendo suave e menos segmentada.