-
Arquitetos: AfA Design
- Área: 81 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hoang Le
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como uma cidade compacta, Hanói, no Vietnã, está em forte processo de construção. Junto com esse processo, milhares de arranha-céus estão sendo erguidos, resultando no desenvolvimento laboral da região. No geral, existem milhares de empresas e milhões de trabalhadores que enfrentam espaço de trabalho limitado e precisam exercer suas funções em um ambiente sem vegetação e luz natural.
O projeto em questão está localizado no 20º andar de um modesto prédio de escritórios. Utilizamos uma parte da área disponível para os espaços verdes, mas ainda cumprimos todas as funções do ambiente de trabalho. Este escritório limita o uso de paredes rígidas e prioriza a aplicação de divisórias feitas com vidro e portas sanfonadas, para ajudar o espaço a ser bem conectado e flexível. Por um lado, a sala pode ser aberta e fechada para atender a diferentes funções. Por outro, esse design ajuda a receber luz natural e a organizar o fluxo suave dentro do escritório. Com este ambiente, obviamente podemos sentir a mudança espacial através do teto e do uso de materiais. Além disso, os funcionários podem perceber uns aos outros desde qualquer posição na sala.
Devido ao fato de que a principal fonte de luz natural deste escritório vem do noroeste, a radiação de calor será muito grande no verão. Como consequência, a saúde humana será diretamente afetada e isso também causará aumento no consumo de energia. Inspirado no telhado tradicional, com capacidade para bloquear o sol e direcionar facilmente o vento, um sistema de cobertura inclinada é projetado no espaço adjacente à janela. Nele o nível do piso é elevado e a luz é totalmente utilizada para iluminar a árvore. Este espaço torna-se realmente um beiral relaxante com uma vista fabulosa sobre a cidade, apreciando também a beleza da natureza. Trata-se de um local intermediário entre o espaço de trabalho e o ambiente externo.
A rápida urbanização também levou ao desaparecimento de muitas vilas artesanais na região. A fim de aliar a arquitetura contemporânea aos valores tradicionais, pretendemos preservar e promover a identidade tradicional folclórica. Materiais locais das comunidades artesanais suburbanas, como tijolos de cerâmica, papel “dó”, bambu trançado e papiro prensado, foram usados, pesquisados e aprimorados para aplicação prática no projeto.
Muitos problemas ainda existem nos escritórios modernos. O forte desenvolvimento da economia tem levado a uma enorme quantidade de trabalho, tornando fácil para os trabalhadores cair em um estado de pressão e estresse. Por isso, muitos escritórios estão tentando buscar um equilíbrio. A arquitetura não pode decidir, mas pode contribuir para esse processo. Como conclusão, com esse projeto, o escritório AfA não apenas resolve o problema dos espaços de trabalho contemporâneos, mas também contribui para incentivar, promover e preservar a identidade cultural nacional.