-
Arquitetos: Garrison Architects
- Área: 511 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Eduard Hueber
-
Fabricantes: ExTech, Kawneer, Nucor Vulcraft, Peerless Lighting, Shoe-line, Sika, Stainless Steel Doors, Westbrook Concrete Block
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Cuidados com Animais de Staten Island cria um ambiente acolhedor e controlado para animais que aguardam adoção. O coração do projeto é uma inversão do arranjo típico das instalações de cuidados com animais: os animais são alojados em torno do perímetro do edifício, enquanto os escritórios e as funções de serviço são colocados no interior. Como a equipe passa a maior parte do tempo com os animais, esse arranjo beneficia a ambos.
A dispersão dos animais pelo exterior atenua qualquer perturbação que possa ser causada por um único animal e melhora o humor de todos eles, proporcionando-lhes abundante luz natural. Esta estratégia, combinada com o exterior translúcido, cria uma fachada animada povoada por animais. À noite, o brilho suave do prédio ilumina um bairro escuro.
O edifício é revestido por um envelope de policarbonato translúcido altamente isolante que maximiza a luz natural e permite uma estrutura muito leve. A luz entra no edifício de todas as direções através de um clerestório recuado, criando um caminho para a ventilação natural. Como os abrigos de animais não reciclam o ar de ventilação, a energia térmica pode ser recuperada do ar de exaustão.
O edifício foi projetado como uma instalação de alto desempenho e baixo orçamento, usando materiais produzidos localmente com alto conteúdo reciclado. Os materiais foram escolhidos para resistir ao abuso e minimizar os custos de manutenção a longo prazo, reforçando ainda mais a sustentabilidade do ciclo de vida do edifício. O projeto paisagístico segue um princípio semelhante, usando plantações nativas tolerantes à seca para reduzir a manutenção e o uso de água.