-
Arquitetos: DUB Arquitectura
- Área: 150 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fernando Schapochnik
-
Fabricantes: Abriga, MSH
Descrição enviada pela equipe de projeto. La Escocesa é uma casa de hóspedes flexível, construída para abrigar uma casa unifamiliar localizada nas planícies dos Pampas, na Província de Buenos Aires, Argentina.
Esta casa tem como objetivo funcionar para várias situações diferentes, por isso é distribuída em 4 módulos integrados: uma cozinha/sala de jantar grande; o módulo dos quartos; o módulo dos banheiros; e um espaço de usos múltiplos na cobertura. Desta forma, os usos são setorizados e cada módulo é habilitado conforme sua função. Se busca uma morfologia que acompanha as preexistências construídas e que permite a expansão futura, caso necessário. Por esta razão, optou-se por uma casa longitudinal com um corredor exterior, de forma que se pode expandir para a fachada norte de forma flexível e desarticulada, caso sejam necessários mais cômodos, sem interromper as vistas amplas que a casa principal tem atualmente.
A baixa ou ausência de manutenção estava no centro da escolha de materiais para revestimento da casa, tanto interna quanto externamente. Por este motivo, optamos pelo uso de chapa dobrada para exteriores e interiores dos banheiros e placas fenólicas (compensadas) para os interiores.
Apesar de estar em uma zona de muito calor, La Escocesa não utiliza energia vinda da rede elétrica e requer muita climatização de época ao longo do ano. Por este motivo, foi necessário utilizar várias estratégias de design sustentável para seu desenvolvimento. Alguns exemplos são os seguintes: todos os ambientes têm ventilação natural cruzada, proteção solar constante e iluminação natural, com poucas superfícies de vidro a oeste. Nos banheiros e corredor são utilizadas claraboias para um consumo de luz artificial mínimo. Da mesma forma, a casa possui isolamento com lã de ovelha, cuja espessura é ajustada conforme a orientação.
O pátio central é o núcleo de união de todas as partes da casa, servindo de espaço de reunião e de contemplação da eterna paisagem circundante.