-
Arquitetos: Sitio Arquitectura
- Área: 173 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Josefina Viaña
-
Fabricantes: ACINDAR, Abalum, Alba, AutoDesk, EDFAN, FV, Ferrum S.A., Ternium
Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção tem como objetivo revitalizar uma residência unifamiliar localizada em um contexto de bairro em San Miguel de Tucumán.
A premissa é preservar a impressão da casa existente e criar uma ligação entre a casa autêntica e a nova intervenção. Através de ações precisas, o objetivo é melhorar as condições de habitabilidade dos espaços, adaptando-os para responder à vida cotidiana dos novos usuários.
A ação principal foi recuperar o pátio original da casa, demolindo um quarto que foi anexado no pavimento superior, dando-lhe nova vida.
A planta foi reorganizada dispondo os espaços de encontro em relação direta com o pátio, o que permite sua incorporação à experiência da casa. Além disso, a circulação foi modificada, gerando um percurso que permite uma maior ligação entre os ambientes.
As novas intervenções assumem uma materialidade metálica, branca e precisa, proporcionando um nível de detalhe que contrasta com a materialidade das pré-existências. Assim foram resolvidos a adaptação da escada, divisórias metálicas, paredes equipadas contendo áreas de serviço e fechamentos de segurança no pátio. Além destes, se soma o plano do piso, contínuo e cimentício, e paredes brancas que configuram uma nova estética.
A fachada original da casa foi mantida e um elemento metálico adicionado, materializado por meio de filtros de chapa perfurada, o que gera uma nova situação de acesso e enfatiza a nova intervenção. Este espaço de transição controla a ligação entre a casa e a calçada.
A casa tem memória.