-
Arquitetos: Pardo
- Área: 360 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:José Campos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserida na Quinta de família, a casa QBN situa-se no limite Poente e no ponto mais alto da propriedade, numa zona rural e de ocupação de baixa densidade, em Viana do Castelo.
Envolvida por vegetação, a casa dialoga com a paisagem da Quinta que se caracteriza pela presença de árvores variadas, flores e arbustos, desníveis suportados por muros em alvenaria de pedra, caminhos em xisto, tanques de água em granito, campos de cultivo e pomares.
A construção preexistente agora reabilitada para receber a habitação da família foi um edifício secundário da Quinta, anteriormente utilizado como escola, adega e arrecadação agrícola, em tempos diferentes da sua história. Divide-se em dois volumes justapostos em alvenaria de pedra: uma construção coberta não encerrada e contigua à rua à qual se encosta um edifício de 2 pisos.
O volume em contacto com a rua manteve as fachadas em alvenaria de xisto, em continuidade com os muros existentes. O seu topo Norte é encerrado com revestimento em réguas verticais de madeira termotratada, materialização que acompanha a cobertura também em estrutura de madeira. O edifício de 2 pisos que se caracterizava por ter um telhado de 2 águas, foi alterado para 4 águas como poderá já ter sido anteriormente, resultando na ampliação do seu volume e da altura da fachada.
O acesso à habitação é feito pela zona coberta, à cota do piso superior e integra a entrada, o escritório e a ligação ao volume principal onde se desenvolvem as áreas comuns da casa e o quarto de brincar e se alcança a vista para a paisagem. Os vãos existentes foram mantidos e abriram-se novos para que, estando de nível com as copas das árvores, revelem as cores da vegetação a quem vive o interior da casa.
O espaço principal da casa é a longa sala com 13,5m de comprimento e teto inclinado, que se divide em zonas distintas: sala do piano, sala de estar e sala de refeições. A zona de refeições é diferenciada através de painéis em contraplacado de bétula que revestem uma parede onde se inclui a porta de correr de acesso à cozinha. A bétula tem continuidade num dos armários da cozinha que acompanha o percurso até ao exterior. No piso inferior localizam-se os espaços privados da habitação, 3 quartos e uma sala, a partir dos quais se acede ao jardim.
A nível construtivo optou-se por soluções tradicionais, e tentou-se recorrer a materiais de origem natural e reciclável, como o reboco à base de cal para as fachadas, caixilharias em madeira, estrutura das coberturas em madeira, piso com estrutura em vigas de madeira e base em tricapa, isolado com aglomerado de cortiça e pavimentos com acabamento em riga nova.
A reabilitação da Casa QBN teve como finalidade melhorar as condições de habitabilidade sem descaracterizar a edificação, mantendo a harmonia da sua presença com as restantes edificações da Quinta e respeitando a sua integração na envolvente.