-
Arquitetos: Pablo Pita Architects
- Área: 375 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:José Campos
-
Fabricantes: BRUMA, Efapel, Intra Lighting, JNF, Sanindusa, Sosoares
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto promove a reconversão de um armazém industrial na sede de uma empresa tecnológica. A primeira impressão do local identifica três características relevantes. Uma expressiva cobertura metálica constituída por treliças com uma esbelteza incomum. Um longo e sombrio corredor de entrada. Uma parede parcialmente derrocada criando uma abertura informal para um pátio tardoz. Todas estas características pré-existentes foram mantidas e sublinhadas.
O corredor de acesso é pontuado por escuros pórticos metálicos. A penumbra do percurso encaminha para um amplo e iluminado espaço comum de trabalho. O contraste enfatiza a sua qualidade espacial. A crueza dos materiais reforça a sua identidade assumidamente industrial. Um diálogo entre betão, paredes fortemente texturizadas, aço galvanizado, madeira, policarbonato e metal escuro.
Um volume metálico suspenso define uma mezzanine adoçada à cobertura metálica existente. Um espaço autónomo de reunião, a uma cota superior, com leitura da totalidade do conjunto que engloba uma área central de trabalho e espaços complementares flexíveis. Sempre presente, a parede parcialmente derrocada é mantida. A glorificação da ruína como opção cenográfica. A identidade do lugar está agora enraizada a diferentes camadas de história e infraestrutura.