-
Arquitetos: Fernandes Atem Arquitetos
- Área: 376 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Igor Ribeiro
-
Fabricantes: Atlas Concorde, Cerâmica Portinari, Deca, Docol, Franke, Mosaicos Colares, NGK, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída em um lote convencional de um condomínio fechado na cidade de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, a Casa AR foi concebida com a intenção de maximizar o caráter integrador dos seus espaços interiores. A orientação do terreno, cuja frente está voltada para o poente, foi determinante para o partido arquitetônico.
A orientação solar e a direção predominante dos ventos proporcionaram uma casa introspectiva, apesar de muito transparente, que busca criar dentro dos limites do terreno seu universo particular, bem representado pelo aspecto efusivo do paisagismo e pelo modo como os espaços internos abraçam a piscina e as áreas de lazer.
As plantas, em ambos pavimentos, conformam um “L” cujo ângulo de deflexão é marcado pela posição da escada. Este elemento articulador separa, no pavimento superior, as dependências do casal dos quartos dos filhos e hóspedes. No pavimento térreo todas as áreas de convívio abrem-se em generosas esquadrias para as áreas externas. A continuidade entre interior e exterior amplia sensivelmente as dimensões dos cômodos e permitem a apreensão plena das dimensões do terreno. A vegetação, composta de espécies nativas de fácil manutenção, está presente em todo seu perímetro.
Sob a luz forte do sol as proteções em forma de beirais, jardineiras, marquises e venezianas foram concebidas de modo a evidenciar a necessária adaptação da linguagem franca do concreto armado aparente às baixas latitudes. O resultado plástico-formal decorre da racionalidade construtiva presente na geometria da estrutura independente de concreto aparente e da qualidade dos materiais simples e naturais que buscam criar, por meio da harmonia e da austeridade, um espaço afluente e inspirador.