-
Arquitetos: Tina Bergman Architect
- Área: 95 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Jim Stephenson
-
Fabricantes: Brunner, Traryd, Velfac
Descrição enviada pela equipe de projeto. Apelidada de "Casa Chapéu", por sua semelhança com um conto de fadas sueco sobre três crianças vivendo em um chapéu, esta pequena cabana fica escondida em uma floresta de bétulas nas montanhas suecas, logo abaixo da linha das árvores e com um prado sob os pés.
A casa foi projetada para abrigar uma família de cinco pessoas, um cachorro grande e fofo e muitos visitantes. Viajei para o local com meus clientes em um fim de semana excepcionalmente quente no final de maio: encontrei aquele verde intenso de folhas de bétula recém-nascidas e silêncio quase total, nosso objetivo era escolher um local para implantar a edificação. Logo o encontramos: uma clareira formada naturalmente, afastada da estrada, com vista para as montanhas e para um lago ao sul e oeste, e com orquídeas amarelas crescendo ao leste.
A casa é construída em uma área onde os volumes devem ser pequenos. Com apenas 100 m2, a forma da cabana reflete o programa e o declive suave do local: o morador dorme e toma banho sob o telhado, e desce alguns degraus de onde pode ver o lago. Sua forma é gerada pela necessidade de calor e de abrigo; centrada em torno da lareira e da chaminé.
Esta é uma casa pensada para ser habitada e para resistir ao seu ambiente. Seu piso de abeto será arranhado por botas de esqui e patas de cachorro, seu revestimento de pinus será desgastado pelo acúmulo de neve. É uma casa que acompanha intensamente as estações do ano; a tênue luz azul do inverno, o verde explosivo do verão e os amarelos enevoados das montanhas outonais.
A cabana é inteiramente construída em madeira: a estrutura de suporte de carga combina cola e madeira macia. Paredes externas, telhados e calhas são revestidos com pinus de origem local impregnado com Kebony, um resíduo derivado de plantas que modifica as células e confere características de madeira macia. Internamente, as paredes e o teto são revestidos com tábuas de abeto pintadas com óleo tingido de branco para evitar que a madeira escureça, com pisos em blocos de abeto.