-
Arquitetos: allmannwappner
- Área: 45900 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Brigida González
Descrição enviada pela equipe de projeto. Através da reconfiguração de sua praça, a Catedral é restaurada como uma presença imponente no horizonte de Colônia e livre das suas camadas que foram sobrepostas por décadas. A estratégia geral para o ambiente da Catedral resulta de um concurso de planejamento urbano iniciado pela cidade de Colônia, na Alemanha.
O objetivo era desenvolver um plano diretor para a praça ao redor da catedral, um Patrimônio Mundial da UNESCO. Em um cenário de workshop, as partes interessadas diretamente afetadas pelo planejamento – arquitetos, residentes, representantes políticos e funcionários administrativos – trabalharam juntos para criar um conjunto de princípios orientadores para o projeto.
Estabelecer situações espaciais claramente definidas melhora a habitabilidade do espaço público ao redor da catedral. O conceito visa, por meio de um processo de subtração, tornar a arquitetura existente mais proeminente. A limpeza e manutenção de estruturas existentes ocorreram em fases separadas de construção, cada uma exercendo a máxima contenção e usando intervenções e materiais mínimos e precisos - com o objetivo de criar um cenário estimulante e versátil para a Catedral e seus edifícios adjacentes.
O redesenho do lado leste da praça da Catedral incluiu reformas do batistério. A pia batismal reconhecida como a mais antiga do gênero ao norte dos Alpes está exposta diante de um nicho de alvenaria sem revestimento. Como parte do conceito geral de planejamento urbano, a área externa ao batistério foi transformada em um grande espaço público multiuso. As exposições adjacentes dos workshops e do Museu Romano-Germânico aprimoram ainda mais a paisagem urbana, oferecendo à própria rua um caráter de museu.