-
Arquitetos: Pedro Moncayo Torres arquitectura
- Área: 175 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nicolás Provoste C.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na periferia sul da cidade de Cuenca, Equador, O Refúgio é um espaço de descanso e conexão com a natureza. O projeto está localizado dentro de uma fazenda familiar e tem a intenção de gerar um espaço próprio para uma pequena família. O local é abordado a partir de uma estrada que, devido à sua localização, gera um primeiro plano visual no qual se destacam a topografia e a imponente floresta endémica. O projeto não busca competir com seu entorno, mas fazer parte dele por meio de sua materialidade e proposta volumétrica.
Os sistemas construtivos, oriundos da arquitetura vernacular, não só ligam a contemporaneidade morfológica do projeto à majestosa paisagem, como são prova da sua pertinência. As paredes de pedra local, os pisos de tijolos artesanais e os telhados de madeira, caniço e telha conferem ao abrigo um equilíbrio térmico, contrariando as condições climatéricas da região. O programa arquitetônico, desenvolvido em 175 m2, organiza-se em dois volumes simples. O primeiro bloco abriga a área social, incluindo um amplo portal, como elemento de transição entre a natureza e a casa. O segundo elemento, localizado na parte posterior para criar privacidade, contém a área de descanso.
A separação entre os dois volumes cria uma terceira área, que constitui o coração do projeto: a cozinha e a churrasqueira. Este espaço retoma a ideia da casa primitiva, tendo o fogo como núcleo que reúne as pessoas.