-
Arquitetos: [i]da arquitectos
- Área: 814 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Arrital, Cortizo, DRU, Exterioo-Bristol , Foscarini, GSdoors, Gaggenau, Laminam, Lzf, Oli, ROSAGRES, Sanindusa, Schüller, Wewood
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em plena Costa de Prata, junto da falésia da Praia D’El Rey, o lugar caracteriza-se pela forte presença do oceano Atlântico, com o arquipélago das Berlengas ao fundo, e pelos ventos fortes característicos desta costa.
A dualidade entre a vontade de contemplar a grandeza da paisagem e a necessidade de criar ambientes domésticos protegidos, determinou o princípio do projeto.
Inserida paralelamente à linha de costa, a casa é composta por dois volumes sobrepostos com funções distintas: o volume inferior funciona como um embasamento que desenha os espaços exteriores mais resguardados da casa; o volume superior, em forma de L e apoiado no embasamento, abraça a extraordinária paisagem natural deste território. Sob este volume, localiza-se um espaço sombreado e de transição entre o jardim e o pátio.
O embasamento, diferenciado pelo seu material mais resistente e na cor areia, articula os espaços desde a entrada principal, a Nascente, até à ampla escadaria que nos conduz ao terraço-miradouro, a Poente:
A entrada da casa, resguardada e sombreada, destaca-se pela sua materialidade. O jardim, orientado a Sul, recebe o solário e a piscina em continuidade com a escadaria. O pátio, um quadrado 10x10m, caracteriza-se pelo seu ambiente intimista e protegido. E o terraço, em contraste com o espaço delimitado do pátio, abre-se para a imensidão do oceano.
No interior, os espaços principais da casa localizam-se no piso superior. No piso inferior localizam-se os espaços de lazer e convívio, e os quartos dos hóspedes.