-
Arquitetos: Aixopluc, Aulets Arquitectes
- Área: 482 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:José Hévia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Llubí é uma pequena vila no interior negligenciado de Palma de Mallorca. Uma das reivindicações históricas do seu consistório para que as mães e pais possam permanecer na comunidade é a construção de uma escola onde os mais novos possam começar a descobrir o mundo enquanto brincam.
Na sua localização periférica convergem dois zoneamentos: o agrícola e o urbano. A estrutura e a organização do uso dentro do jardim de infância reconhece esses dois traçados mutuamente perpendiculares. A estrutura segue a direção dos muros vizinhos, permitindo uma conexão visual entre a rua e o quintal. O uso pertence à ordem agrícola.
O encontro tectônico dessas duas direções molda a complexidade do volume. Além disso, o carácter rural, os seus ritmos e a cultura de aproveitamento dos recursos disponíveis são traduzidos na versatilidade dos espaços para que possam ser utilizados nas atividades cívicas da comunidade fora do horário escolar e também aos finais de semana e feriados.
A base de pedra da estrutura capta a radiação solar nos dias de inverno, aquecendo o interior. Acima, alguns pórticos com vigas e pilares laminados de pinus e lariço, além dos painéis de CLT (madeira laminada cruzada), permitem que a escola se transforme em um grande alpendre aberto no verão, quando o vento vindo do mar refresca seu interior nos dias mais quentes.
Esta colaboração entre a inércia térmica da base pesada, embora leve na aparência, e o isolamento térmico da cobertura leve, embora com forte presença no interior, e entre lógicas estereotômicas e tectônicas, ordena, estratifica e acompanha a luz solar nos diferentes espaços da edificação.