-
Arquitetos: all(zone)
- Área: 550 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Soopakorn Srisakul
Descrição enviada pela equipe de projeto. Bangkok tem 6,9 m² de espaço público verde per capita, 2,1 m² abaixo do padrão estipulado pela OMS. A maioria dos parques públicos são grandes e inacessíveis devido ao tráfego intenso. Por isso, pequenos parques no bairro são mais eficientes para a cidade. Devido a diminuição dos impostos sobre a propriedade no passado, a cidade possui muitos terrenos vazios na área nobre. Entretanto, em 2020, o novo sistema de impostos começou a incentivar a utilização comercial de lotes vazios.
O projeto ocupa o terreno vago e visa ser um modelo para uma pequena vida urbana sustentável, financiada pelos benefícios de uma ampla gama de atividades comerciais que atendem ao bairro a uma curta distância. Barracas de comida locais, cafés, feiras de finais de semana e agricultura urbana reúnem as pessoas e criam um senso de comunidade que atualmente não existe nos arranha-céus da região. A fluidez das atividades comerciais voltadas para grupos de diferentes rendas ajudará a garantir sua viabilidade financeira.
A edificação se apresenta como um pavilhão no jardim, a tipologia básica da vida tropical, uma grande cobertura sem paredes. Aproveitando a vegetação natural existente, a cobertura é posicionada de acordo com cada árvore encontrada para manter a condição de oásis verde. As atividades com ambiente controlado são mínimas e divididas em cinco pequenas caixas sob a grande cobertura.
As atividades e circulações fluidas e flexíveis são organizadas no centro do jardim. Todas as paredes e cercas opacas são projetadas para serem cobertas pelas trepadeiras. O espaço sob a sombra ao ar livre e cercado pelas árvores é a característica chave para permitir que as pessoas se exponham ao ar fresco na selva de concreto.
O paisagismo visa manter a quantidade de superfície verde do local original. O impacto do volume no solo é mínimo para obter a máxima superfície permeável do solo. As novas plantas introduzidas seguem a tradição das famílias da região na qual a maioria das espécies são ervas comestíveis, vegetais e frutas. As plantas comestíveis combinam a abordagem da agricultura urbana com as tradições locais. Elas são em sua maioria simples e encontradas localmente para manter uma manutenção muito baixa. Os visitantes são incentivados a levar para casa as plantas comestíveis enfatizando a experiência da agricultura urbana.