-
Arquitetos: genarchitects
- Área: 485 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Yumeng Zhu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma densa floresta à beira de um lago em Shunyi, Pequim, este projeto foi renovado a partir de um típico edifício de pradaria, com um corredor interno ligando vários cômodos. Existem dois tipos de alturas internas: 4,8 metros e 3,5 metros. Este volume precisava ser transformado em um espaço que pudesse acomodar uma livraria de arquitetura (Livraria Juanzong), livraria infantil (Livros Yishan), restaurante, galeria e escritório.
Livrarias Rodeadas por Jardins - A entrada original no lado norte está diretamente ligada à rua principal, o lado leste está voltado para as outras casas e o lado oeste está próximo ao caminho movimentado. Com isso, adicionamos um pátio nos lados leste, norte e oeste, o que enriqueceu a profundidade espacial de abordagem da edificação e também reservou espaços para futuras atividades ao ar livre. Duas árvores foram plantadas no pátio norte para fornecer sombra no verão. A parede do pátio original foi convertida em banco porque a administração da propriedade restringiu sua altura. Os dois pátios nos lados oeste e leste são simplesmente cercados por vegetações baixas, e as plantas existentes são preservadas tanto quanto possível. Olhando desde o outro lado do lago, o volume baixo se mistura com o cenário pitoresco ao seu redor.
Livrarias Individuais, Espaços Individuais - O volume atual é uma estrutura de tijolo-concreto, sendo necessário planejar o uso do espaço interno, mantendo as paredes estruturais originais e as aberturas da fachada completamente inalteradas. Usamos o foyer superior original, a sala de estar e a sala de jantar como hall de entrada, área de leitura e área de café, ao mesmo tempo, os três últimos ambientes inferiores são destinados à livraria infantil, que é silenciosa e privada. Desta forma, tanto a livraria de arquitetura quanto a infantil, com lógica espacial individual, estão contidas sob o mesmo teto. O espaço da livraria de arquitetura é contínuo e extrovertido, enquanto a livraria infantil é introvertida e envolvente. Os dois são ligeiramente diferentes, mas harmoniosos.
Livraria de Arquitetura Aberta e Contínua - Entrando da varanda para o hall, a visão é conduzida diretamente para o pátio através da janela na parede do restaurante, e o espaço parecerá mais profundo quando mais camadas forem adicionadas. As três janelas panorâmicas da extremidade sudoeste da sala de estar e sala de jantar originais foram removidas, e as outras duas no oeste foram substituídas por portas dobráveis as quais permitem que as pessoas caminhem pelo pátio. A do sul, que se estende para fora em uma janela saliente com um sofá, torna-se a área de leitura da livraria especializada em arquitetura. Desta forma, o espaço interior foi ampliado de forma mais descontraída. Com a fachada que pode ser aberta, a continuidade espacial da livraria de arquitetura e do restaurante se estende até o pátio. Essa livraria possui forro de madeira que também proporciona uma atmosfera lúdica, e as instalações de ar-condicionado e outros equipamentos são embutidas entre as placas do forro.
Uma Livraria Infantil como Casa - Do hall, passando pelo corredor, a livraria infantil é a última sala. Os detalhes em madeira tornam o tom deste espaço aconchegante e suave. Esperamos que o espaço infantil seja tão confortável quanto a nossa casa e que seja um lugar onde as pessoas possam se sentar. Originalmente eram três quartos, nós apenas removemos as paredes do banheiro para deixar o espaço mais organizado. Estantes de madeira são colocadas contra a parede, bancos são colocados perto da janela e mesas baixas e estantes são colocadas no meio das salas, o que cria uma sensação introvertida e envolvente ao diminuir o foco de todo o espaço. Seja sentado em frente à janela ou sob a luminária, as pessoas se sentem confortáveis e relaxadas.
Mobiliário e Iluminação - Desenhamos o mobiliário e a luminária da livraria. A grande luminária pendente é feita de aço galvanizado e sua forma enorme domina toda a atmosfera do espaço. A área luminosa é grande o suficiente para manter a superfície visível, emitindo luz tanto para cima quanto para baixo, garantindo a iluminação uniforme na sala durante o período noturno.
A estante é uma continuação do nosso projeto anterior para a primeira livraria Juanzong, com iluminação própria, mantendo o teto sem focos de luz. Quanto à estante infantil, nossa primeira consideração é facilitar o acesso das crianças aos livros. Esses livros às vezes não são leves e geralmente têm formato grande. De acordo com a altura das crianças, projetamos a penúltima camada como "uma doca de leitura rápida". Esperamos que livros mais grossos possam ser colocados nesta prateleira para as crianças escolherem. Os livros nas camadas superiores estão com as capas voltadas para fora, facilitando a visualização das crianças e a ajuda dos pais na hora de pegá-los. A camada inferior é densamente ocupada com livros. A placa curva em balanço com luminária embutida, que se estende desde o topo da estante, fornece iluminação suave para leitura e exibição de livros.