-
Arquitetos: Chris Briffa Architects
- Área: 10000 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Hanna Briffa
-
Fabricantes: Sallux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma extensão contemporânea para uma fábrica de móveis e escritórios existentes, construída a partir de elementos de concreto pré-moldado, que envolve todo o perímetro do terreno como um véu elegante, com nervuras semelhantes a uma cortina, enquanto limita os espaços de fabricação naturalmente iluminados. Os escritórios da cobertura são construídos em torno de poços de luz e terraços, permitindo a entrada de luz natural e paisagismo nas áreas de trabalho.
As salas de reuniões e áreas reservadas aos clientes são iluminadas com luz natural por tons quentes filtrados pela paisagem mediterrânea. Em 1991, o carpinteiro Stephen Azzopardi, de 18 anos, montou sua oficina em uma pequena garagem em Qormi. Com a ajuda de sua esposa Sharon, Stephen Azzopardi Woodworks (SAW) lentamente se transformou em uma das maiores e mais avançadas fábricas da região, e esta recente extensão de 10.000 m² em Tal-Handaq é a prova de seu compromisso com a inovação e o design.
Além da demanda cada vez maior por trabalhos de carpintaria de qualidade, seu principal foco sempre foi a melhoria da qualidade de vida dos funcionários e clientes. Desde cedo, os Azzopardi entenderam que o sucesso comercial sempre dependerá do recurso mais precioso de todos: o elemento humano. O conforto e o bem-estar das pessoas que diariamente utilizam este espaço estão no centro do projeto. Luz natural, ventilação, conforto térmico, interiores inspiradores e uma estrutura icônica definida para contrastar com o sombrio bairro industrial foram fatores-chave nos estágios iniciais do projeto.
Os resultados de seu investimento e trabalho árduo já começaram a dar frutos. A movimentada instalação de produção agora se ramificou em duas; uma oferecendo carpintaria tradicional sob medida, baseada em habilidades antigas de carpintaria e a outra usando um processo totalmente automatizado, desde o armazenamento bruto até a montagem e a embalagem para envio. Essa estratégia dupla, explica Stephen, é muito mais sustentável devido às limitações atuais quando se trata de contratar mão de obra qualificada. O uso de funcionários qualificados e tecnicamente orientados também gerou seu novo empreendimento DARI: uma linha de móveis residenciais, projetada por arquitetos e designers locais, com prazos de entrega notáveis e atenção aos detalhes.
Os elegantes escritórios no alto desfrutam de luz natural e vistas durante todo o dia; graças a um terraço perimetral orientado a nordeste e a dois pátios orientados ao sul que ladeiam as salas de recepção e reuniões. Painéis de absorção de som cortados no mesmo padrão da fachada proporcionam conforto auditivo ao longo das divisórias de vidro dos escritórios; enquanto o paisagismo generoso refresca os terraços e pátios no verão. Um corredor escuro revestido de madeira leva a uma galeria de visualização das instalações de produção; o momento preferido por seus proprietários quando apresentam o trabalho ao seus convidados e clientes.