-
Arquitetos: COTA760
- Área: 100 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Cris Farhat
-
Fabricantes: Labluz, REKA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O principal desejo do cliente quando nos procurou para ajudá-lo com a reforma do seu apartamento era uma sala ampla e espaçosa onde coubessem seus livros, equipamentos de música, projetor e que fosse bom para receber os amigos de forma descontraída. Como ele gostava muito de cozinhar, também queria uma cozinha confortável onde coubessem os equipamentos com espaço para trabalhar. Já que o apartamento era antigo, mas já tinha passado por uma reforma completa, focamos a obra nesses espaços principais e no segundo quarto, que se tornou um escritório e quarto de hóspedes.
Para viabilizar a transformação, a principal intervenção que fizemos foi remover o terceiro quarto do apartamento. Ele ocupava um grande espaço da sala e acabava fazendo com que ela tivesse um formato de L. Com sua remoção, a sala ganhou um formato mais retangular e passou a ser totalmente integrada.
Para trazer mais unidade ao espaço e atender às necessidades do cliente, propusemos uma grande estante de serralheria vermelha que ocupou toda a parede da sala. Nela, foi possível acomodar a coleção de livros, discos, sistemas de som, projetor e até mesmo o piano eletrônico. A pintura vermelha deu destaque a esse elemento e trouxe a cor ao ambiente que no geral se manteve mais neutro.
O piso de madeira da sala, que era um dos elementos pré-existentes mais legais do apartamento, foi complementado nos pontos da demolição e restaurado. Nas paredes, descascamos alguns pilares e a viga de concreto entre a sala e a cozinha, para que esse material que estava escondido sob o reboco passasse a fazer parte da composição dos ambientes.
Aproveitamos a estante de serralheria para fazer também a iluminação do apartamento, pendurando nela spots direcionáveis apontando para o teto para criar uma iluminação indireta para a sala. Completamos essa iluminação com arandelas de parede e luminárias de piso e apoio. Sobre a mesa de jantar, posicionamos alguns spots de teto, evitando pendentes para uma maior integração visual do espaço.
Na cozinha, aproveitamos as bancadas e revestimento de piso existentes, mas alteramos as marcenarias para que conversassem melhor com a intervenção da sala. Alterando a posição da porta da lavanderia, conseguimos acrescentar uma nova bancada que foi feita com o mesmo estilo da estante de serralheria da sala. Também criamos uma prateleira metálica sobre o cooktop para proporcionar um espaço extra de armazenamento mais descontraído.
No escritório, levamos a mesma lógica dos móveis sob medida da sala, criando uma estrutura de serralheria com elementos de madeira. Por outro lado, deixamos a serralheria branca nesse ambiente, criando uma ambiência mais leve para a área de trabalho.