-
Arquitetos: FB+ estudio
- Área: 50 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias :Nicolás Provoste
-
Fabricantes: Archicad, Aserrio El Bosque, Kubiec, SketchUp
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto procura proporcionar um refúgio à família que o habita (1 casal e 2 filhos), que frequentemente acampava na floresta de pinheiros onde está implantado; Escolhemos 5 árvores, que unimos com vigas metálicas (pintadas de rosa - teoria das cores), para gerar a estrutura do piso e da cobertura respectivamente, criando assim 2 níveis habitáveis: o declive transversal do terreno gerou o térreo- mirante onde, por sua vez, se encontra a churrasqueira com uma cozinha de barro "moldada" no declive natural do terreno.
O térreo onde se desenvolve o programa habitacional (cozinhar, estar, dormir e contemplar) é composto por uma alvenaria de pedra fixada à estrutura de madeira; Possui bancada de preparo e fogão para cozinhar; um sofá-cama e uma lareira que gera calor interno; Acima do sofá-cama há um beliche de 4,5 m2 que ocupa o pé-direito duplo gerado pela inclinação do telhado, onde é possível descansar, brincar e admirar a paisagem.
Na parte posterior externa foi localizado o banheiro onde a água da chuva, coletada da cobertura, é reutilizada.
Não intervir no terreno natural, mas suspender a casa nas árvores, foi a principal estratégia, para isso, os apoios da estrutura metálica do piso e da cobertura foram o primeiro passo do desenho, investigando referências de ancoragem em uma árvore viva. Escolhendo a opção menos nociva, utilizamos um sistema de abraçadeiras, simulando as esporas usadas para subir em árvores.
Um terraço externo envolve uma das extremidades da casa, que se volta para a paisagem lateral a qual surge entre as montanhas do vale; para os corrimãos e escadas reciclamos troncos do local entrelaçados por fibra vegetal.
Proteger o fogo da família tem sido o principal desafio deste projeto, o tempo passa e a casa continua a envelhecer graciosamente juntamente com os pinheiros que a sustentam, suportando o clima rigoroso e o crescimento das árvores, entre ventos e marés terrestres.