-
Arquitetos: Studio PROMADA
- Área: 418 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Studio IKSHA
-
Fabricantes: Curious fly, Elica, Grohe, Hafele, Jaquar, Saint-Gobain, Samsung, Simpolo, VitrA, Wienerberger
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi concebido para o Sr. Sibi Kuriakose em Thiruvankulam, Ernakulam. A casa está localizada em um terreno com vista para um campo de arroz. A seleção do terreno foi feita em consideração com os arquitetos com a vista em mente. Uma visão desobstruída do campo de arroz da residência foi uma exigência do cliente, e também foi a intenção por trás da escolha do local. O edifício é orientado para o norte, a fim de bloquear a luz solar direta. A casa está sendo concebida como um edifício envidraçado devido aos fatores de condução de calor, conforme mencionado ao cliente desde a primeira discussão. A parte frontal do edifício é um espaço de atividade contínuo que compreende espaços de estar e jantar que fluem sem obstruções. Enormes painéis de vidro são colocados sem um único montante para obstruir a visão.
Para manter as vidraças limpas, não foram fornecidas grelhas, o que não era uma opção convencional. O edifício é dividido em um hemisfério transparente e um hemisfério opaco. É um edifício misto com núcleo convencional para dormitórios e privacidade para a família. Os fatores climáticos são considerados, com o uso criterioso de tomadas de ar (que é a identidade do estúdio) que garantem a renovação do ar sem abrir buracos na superfície do edifício. Espaços verdes verticais foram adicionados em todos os lados da casa para proporcionar um efeito translúcido e garantir privacidade até certo ponto. O uso de espaços verdes verticais e floreiras faz com que a casa pareça aconchegada em uma floresta. A elevação do edifício, portanto, evoluirá com as plantas, o que implica que o edifício cresce com seu povo no tempo.
O estúdio trabalhou em muitos edifícios pré-projetados e acredita que o aço é o futuro. As linhas de serviços públicos, linhas elétricas, linhas de sprinklers, etc, são embutidas no edifício antes da construção da superestrutura. A casa foi originalmente projetada como um edifício de concreto aparente; portanto, o projeto também envolveu o processo de design de persianas de colunas e vigas. As persianas, automatismos, portas, dobradiças, porcas, parafusos, mobiliário, iluminação, etc foram desenhados, trabalhados e executados pelo estúdio.
As seções estruturais de aço foram fabricadas em Coimbatore (de acordo com o padrão de projeto patenteado pelo estúdio), transportadas para o local e montadas espontaneamente usando guindastes e máquinas de içamento. Não houve soldagem de aço no local, foi soldado em outro local e rebitado no local. A residência atua como um edifício autossuficiente e sustentável. Um filtro de água normal teria mexido com a elevação do prédio; portanto, o filtro de água foi projetado pela equipe. Existem painéis solares que geram cerca de 10kW de eletricidade. O cliente tem experiência em automação e foi parte integrante do projeto durante a execução do edifício.