-
Arquitetos: CUP.Scale Studio
- Área: 40 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Chamaiphorn Lamaiphan & Santi Aramwibul
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como arquiteto, tenho interesse na arquitetura vernacular tailandesa, que normalmente possui estruturas de madeira, como a casa tailandesa e o celeiro, além disso, gostaria de preservar a memória e a cultura locais, complementando-se funcional e ambientalmente. O "Boonbun Pocket" é testemunho de uma época passada e um exemplo vivo de técnicas construtivas específicas, estilos e materiais de outros tempos, especialmente por possuir uma estrutura de madeira, na qual o proprietário também tem uma paixão, e gostaria de reutilizar o material da construção. Mantê-los foi, portanto, essencial para fazer com que as comunidades locais tenham um sentimento de pertencimento e de história compartilhada, especialmente se o edifício for um local de encontro e ter uma vasta gama de atividades.
O projeto transforma a edificação em um café e padaria, alocados em dois lotes privados de 10x10m. O fluxo público e privado foi considerado para minimizar o impacto do novo edifício em seu entorno em termos de sombras e privacidade. Desta forma, o volume é elevado do nível do solo, para tornar as atividades e circulações fluidas e flexíveis, de forma que o ar circule no meio. Devido ao lote de área limitada, o edifício não possui balanços. O programa contempla três áreas para o salão de boas-vindas, cozinha e espaços sociais. A paleta de materiais, de pisos e paredes é composta principalmente por chapas de madeira de "1 sok" (50-60cm.), que funcionam como assento, prateleira ou balcão. Além disso, foi essencial escolher tamanhos e diferentes tipos de estruturas de madeira.
Escada em T ao redor dos edifícios como o detalhe abaixo:
- O vão entre os pilares é de 3x3 m. (largura x comprimento)
- Beiral de 1,5 m.
- Laje 6x6 m. (largura x comprimento)
Na estrutura da parede foram inseridas janelas com dimensão de 0,5x1,0 m. (largura x comprimento) com restos de madeira mista reaproveitada, em praticamente toda edificação. A madeira se torna mais forte com menos umidade dentro dela, colaborando para uma arquitetura sustentável através da eficiência material.
O Boonbun Pocket foi cuidadosamente projetado para expressar uma arquitetura vernacular simples, em um espaço multifuncional. Um segmento do edifício determina a percepção deste na elevação, sua fenestração, abordagem na construção e coordenação com os marceneiros sobre a reutilização da madeira.