-
Arquitetos: Dominique Coulon & associés
- Área: 8913 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Clément Guillaume
-
Fabricantes: Camille Ascenseur, Decor Acoustic, Flipo, Hunsinger, Normen, Simon
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este grupo de escolas é parte da resposta à escassez de escolas na parte central e norte da cidade de Villejuif, nos arredores de Paris. O local do reservatório onde o projeto está localizado é único na cidade por dois aspectos: é protegido de distúrbios sonoros e possui várias árvores de grande porte, além de seu espelho d'água.
A topografia e a geometria do terreno também são muito incomuns: o terreno muito pequeno - até mesmo residual - ocupa um conjunto de platôs e, embora o edifício ocupe apenas uma quantidade mínima de espaço, oferece vistas sobre a paisagem ao longe. Suas fachadas compactas e desconstruídas suavizam o efeito geral e facilitam o discernimento dos diferentes níveis. Suas linguagens, os materiais utilizados e sua montagem dão a impressão de colagem e afirmam a condição do edifício como equipamento escolar da população.
Dentro deste terreno fechado, três diferentes vias de acesso preservam a fluidez, oferecendo vários destinos, incluindo um pátio compartilhado. A creche e o espaço para atividades extraescolares ocupam o térreo, abrindo-se para um grande parque infantil. Uma biblioteca, junto a um pátio central, ocupa um pé-direito duplo, introduzindo assim uma ligação visual com a escola primária nos níveis superiores. Estes podem ser acessados por escadas que levam diretamente ao playground no primeiro andar. Uma grande saliência libera espaço e oferece uma vista panorâmica de Paris. É notável pela sua linguagem e pela sua materialidade.
Assim, este playground superior é concebido como um grande espaço vazio estendido sob o volume de madeira de acabamento queimado que abriga as classes do ensino fundamental. Os diferentes tons de verde utilizados estão de acordo com o local arborizado. O edifício ecoa a paisagem, criando relações harmoniosas.
A geometria clara das salas de aula proporciona aos alunos pontos de referência e possibilita a instalação de sistemas de iluminação e visuais que agregam qualidade ao seu uso e apropriação. As salas das turmas do infantil dão para as grandes árvores, assim como as zonas de refeitório ao nível do jardim; as classes do fundamental também têm bastante quantidade de janelas.
A abundância de luz natural em todo o edifício beneficia até as vias de tráfego de dimensões generosas, tornando-as áreas lúdicas e funcionais.
A escola oferece uma grande diversidade de situações; suas diversas partes componentes ganham valor a partir de seu contraste natural.