-
Arquitetos: Jo Nagasaka, Schemata Architects
- Área: 69 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Kenta Hasegawa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência está localizada em uma das diversas ilhas espalhadas pelo Mar Interior de Seto. A casa principal, o salão de chá, os quartos de hóspedes e a sala de jantar, cada ambiente com seu design exclusivo, estão dispostos de cima para baixo em uma encosta com vista para o Mar Interior de Seto ao sul.
Várias pessoas, como familiares e amigos do proprietário, visitam a casa com frequência. Desta vez, construímos uma pousada para as crianças e o pub “EL AMIGO” para os adultos se divertirem depois do jantar, localizado um pouco abaixo do nível casa principal.
Esta encosta tem um caminho em aclive que sobe suavemente no sentido anti-horário. O proprietário está construindo novos prédios ao longo dele, mas os prédios que projetamos ficam um pouco afastados da trajetória, ao sul. Nós os posicionamos para evitar obstruir a visão da paisagem Setouchi dos edifícios existentes.
Inspirados na imagem de shukubo (acomodações operadas por templos e santuários), projetamos a pousada sob o nome de "dokubo" (quartos solitários) como um lugar para as crianças se desconectarem deste mundo e retornarem à sua solidão. Tem cinco dormitórios, um chuveiro e um banheiro e fica em frente à sala de jantar da casa principal, onde eles fazem suas refeições. O telhado está alinhado com o nível do piso da sala de jantar para não bloquear a vista para o mar da sala de jantar. Uma escada em espiral voltada para o mar desce da sala de jantar ao andar inferior e vai até os aposentos solitários como se estivesse no subsolo. Ao entrar nos alojamentos, depara-se com uma vista panorâmica do Mar Interior de Seto, e a porta de entrada de cada quarto é uma janela que abre e abre automaticamente com o toque de um botão. É um lugar para enfrentar a solidão de frente para o mar.
Desenhamos o pub “EL AMIGO” como um buraco no chão para desfrutar de bebidas todas as noites em um ambiente aconchegante em torno de uma mesa com o anfitrião. Durante o dia, a luz suave, que lembra a luz que passa pelas telas shoji, é filtrada pelo telhado de FRP. Daqui também é possível abrir a janela para apreciar a vista panorâmica do mar, que é um cenário perfeito para a realização de cerimônias do chá no estilo ryurei (em pé).