-
Arquitetos: Carol Miluzzi Arquitetura
- Área: 300 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Thiago Travesso
Descrição enviada pela equipe de projeto. Assossego. Palavra que simboliza o que perseguiam a arquiteta Carolina Miluzzi e o Engenheiro Willian Vasconcelos quando começaram o projeto da casa.
Localizado em Araçoiaba da Serra, cidade do sudeste de São Paulo, a casa é composta por dois blocos principais em formato de “L” que se conformam no terreno de maneira sutil e abraçam toda a natureza da região. Por meio de seus vãos generosos, têm-se um olhar incansável para as montanhas, e uma sensação que a casa respira todo seu ar puro. Foi preponderante para o casal que a implantação do projeto permitisse uma sensação natural de descompressão e relaxamento.
Por toda a construção a utilização dos tijolos é destacada por sua simplicidade e versatilidade. Desde a utilização para a estrutura de paredes de vedação e revestimentos de fachada até as pequenas peças de cerâmica assentadas peça por peça nos seus mais de 200m², esse material traz o contraste entre rústico e contemporâneo.
Assim como o tijolo, o madeiramento da casa é imponente, se apresentando na casa como parte da escultura que é o todo. Seja nos pergolados, bancos, escadas ou até mesmo na estrutura do telhado, a madeira faz-se ser admirada por sua resistência e versatilidade. A técnica japonesa do shou-sugi-ban no módulo de entrada da casa dá um tom sofisticado e contrasta com o simples criando uma curiosidade natural de como o interior da casa pode dar continuidade a esta dualidade.
Recuos obrigatórios foram absorvidos como espaços de convivência. De um lado, uma estrutura de cozinha ao ar livre, contemplada com efeito de luz e sombra no muro branco irregular, causado pelo pergolado. Do outro, um deck servido de uma corrente de ar fresca que compõe o desenho da fachada da casa.