-
Arquitetos: Gui Mattos
- Área: 414 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: Atec, Pratikline, Securit
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dividido em duas atmosferas, esse escritório de advocacia localizado próximo à avenida Paulista é acessado através de uma extensa empena em vidro aramado que, servindo como anteparo para as áreas de trabalho, cria um jogo de silhuetas e luzes na chegada.
Com um vislumbre do que acontece internamente, o percurso inicial direciona os clientes em um acesso direto para as salas de reunião que, descoladas do ambiente mais corporativo, ficam em frente a um pilar, naturalmente em destaque por sua espessura e a iluminação que marca a circulação.
O concreto, que dá o tom de seriedade e robustez no escritório, por vezes quebrado com infraestrutura aparente e a presença de serralheria na cor preta, aparece nas salas de reunião através de um pé direito amplo. A preocupação com a acústica se resolveu através de sancas abertas e luz indireta, que acendem as vigas, anunciando o protagonismo do material.
Na área de staff, por outro lado, a estrutura da inspiração, inclusive, para uma circulação interna demarcada pela presença de uma viga recortada. Com um olhar atento, é possível notar que as salas de escritórios - caixotes de madeira afastados da laje - estão posicionados exatamente no mesmo alinhamento em que a viga diminui em altura.
Esses volumes, por fim, também possuem seu próprio detalhe - armários descolados em cima e laterais, que servindo de divisória entre uma sala e outra, também possuem uma moldura em vidro, isolando acusticamente cada ambiente, mas permitindo a visão dos movimentos internos e iluminação natural.