-
Arquitetos: Caramel Architekten
- Área: 205 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: JUNG
Descrição enviada pela equipe de projeto. O principal objetivo do projeto e solicitação do cliente era o uso de materiais construtivos orientados para o futuro e um edifício integrado ao ambiente. Um generoso telhado verde como uma paisagem recortada e dobrada cria o elemento mais importante na formação do espaço da casa. A construção de madeira leve com uma fachada de metal ventilada e grandes elementos de vidro formam as demais superfícies externas da pele do edifício.
A interseção do platô do terreno com seu limite constitui apenas uma adaptação parcial à topografia, razão pela qual o edifício se destaca do terreno do lado noroeste. A camada de vegetação removida na movimentação de terra foi devolvida à paisagem na cobertura da casa.
O coração da casa é a sala de cinco metros de pé direito no térreo, por onde todos os cômodos são acessados, além do jardim e do terraço com piscina. Como uma sala estruturalmente blindada, a área de dormir e relaxamento em forma de tenda fica no andar superior e é conectada ao terraço por um corte no telhado verde. Salas e superfícies fluem umas para as outras.
A inclusão da natureza e do meio ambiente é enfatizada ainda mais por essas transições de fluxo externo. Seja pela sala técnica de três lados entre a sala de estar e o espaço de trabalho, que se desenvolve a partir da construção da parede e permite uma visão através da da casa de máquinas para o escritório, ou o piso de concreto e a face interior do telhado, ambos que se estendem pelo fachada de vidro sem moldura de dentro para fora.
Toda a construção da casa foi feita com uma leve estrutura de madeira combinada com uma construção de aço que permite uma visão parcial através dele. A laje do piso em contato com o solo é feita de concreto maciço e ao mesmo tempo forma a superfície do piso acabado, polido e encerado. Também serve como elemento de armazenamento de massa térmica, compensando a construção leve do telhado.
O clima do edifício também é regulado pela grande área verde do telhado, que serve como proteção solar e térmica estrutural no sudoeste, favorecido por sua espessa camada de vegetação. A fachada vertical é ventilada por trás por uma fachada de ferro ondulado de alumínio natural suspensa em uma estrutura de madeira. O conceito sustentável e eficiente do edifício é enfatizado pelo uso de madeira não tratada como material de construção para partes do trabalho interno, chapa de alumínio ondulada bruta não tratada para a fachada ou cobertura plantada.