-
Arquitetos: LR-Architetti
- Área: 1145 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Marco Introini
Descrição enviada pela equipe de projeto. Perto de Mântua, a nova Igreja do Espírito Santo em Pegognaga é o resultado de um concurso de projetos restrito. Ela substitui a igreja paroquial anterior que foi danificada pelo terremoto de 2012. O projeto garante escala e orientação adequadas na pequena cidade histórica.
O novo edifício ocupa o lote através de um muro de onde emerge o volume em empena do hall. O salão paroquial é um espaço central livre. Pilares de concreto densos e finos de cor terracota e janelas do piso ao forro correm no perímetro. Duas fileiras de luminárias tubulares suspensas marcam o espaço interno.
A fachada principal estende-se de um lado para um edifício baixo com telhado plano. Este volume encerra o salão paroquial e outras salas de atividades paroquiais. É revestido de tijolos em tons variados, do vermelho ao terracota. Painéis acústicos de concreto com sulcos verticais revestem as paredes abaixo do nível do solo.
Um tapete de pedra Lessinia rosada unifica o pavimento externo e o piso do hall. O mesmo mármore caracterizava o mobiliário litúrgico. O novo desenho da mesa e sacrário integra espólios da antiga igreja paroquial.
No fundo da capela-mor ergue-se o mosaico “Terra” como símbolo de “renascimento-ressurreição”. É afastado dos pilares superiores e iluminado por uma claraboia oculta. Os materiais utilizados são fragmentos de tijolos da igreja demolida e telhas de ouro. Eles são montados em uma parede inclinada usando a técnica opus scutulatum. As escavações no solo revelaram uma estratigrafia complexa de antigas estruturas de culto. Três porções são visíveis através de ranhuras cortadas no chão. Eles serão abertos em ocasiões especiais, mostrando o diálogo direto entre o presente e o passado.