-
Arquitetos: Serra Norte Arquitectos
- Ano: 2022
-
Fotografias:Manolo Espaliú
-
Fabricantes: BMI Cobert, Grupo PAMESA, Ineslam, JACOB DELAFON, Ramon Soler, Strugal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote, de desnível acentuado, está localizado em um loteamento predominantemente residencial, de moradias unifamiliares, em Puente Genil, Córdoba. A proposta é de uma casa de campo, cujo objetivo inicial é compor uma área social versátil, cômoda e intimamente conectada ao espaço externo e à zona da piscina. A área íntima deve contar com quatro dormitórios e um banho que possa ser facilmente acessado desde a área externa, servindo assim à piscina. Um dos dormitórios está localizado à entrada, podendo ser utilizado como escritório.
A premissa principal do projeto era a de resolver o programa da casa em um único nível, reduzindo o desnível do terreno e situando a área da piscina nos fundos, orientado à face sul. Para isso, estabeleceu-se uma cota de implantação dois metros acima do nível da rua, criando-se um platô que contém o terreno em sua parte posterior. Nesta cota, a casa se organiza em três volumes que abraçam um pátio central de proporções regulares. O primeiro volume, com cobertura de duas águas, cria uma varanda de acesso à casa e, por trás do hall de entrada, o programa avança distribuindo os dormitórios e banhos, abertos à face leste. O corredor e circulações estão orientados à fachada oeste.
Os outros dois volumes, com lajes de concreto de diferentes inclinações, abarcam os ambientes de uso comum e funcionam como núcleo da residência. No interior da peça central uma esquadria circular emoldura a paisagem e um grande vão de portas de correr se abre ao pátio central e ao terraço coberto. Nesse espaço se encontra a lareira e, no terceiro volume, a cozinha, comunicada à uma varanda com vista à fachada principal e ao terraço coberto frente à piscina, que funciona como sala de jantar exterior.