-
Arquitetos: VDV ARQ
- Área: 227 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dentro de um condomínio fechado no nordeste da província de Buenos Aires, Argentina, um lote de proporção retangular é apresentado em relação a um ambiente construído heterogêneo.
Com base nisso, o programa deveria enfatizar a busca por uma certa privacidade e gerar um espaço de expansão e contemplação. Dessa forma, a ideia principal do projeto centrou-se no registro e controle das vistas, buscando fechar e abrir os limites do projeto, ganhando luz e evitando perspectivas indesejadas, sempre utilizando o mínimo de espaço e recursos construtivos possíveis.
Desta forma, a casa propõe e encerra em seus limites, um jogo conceitual no qual cada espaço ocupado se relaciona com um vazio. Esta estratégia é proposta por meio de uma cobertura contínua que possui aberturas alternadas para criar uma iluminação gradual e cuidadosa gerando diferentes atmosferas em cada ambiente. Uma unidade desagregada, consequência de um sistema de planos que compõem os espaços, estabelecendo um jogo de sólidos e vazios, de positivos e negativos.
Essa dinâmica do opaco e transparente ocorre em três dimensões: cobertura, paredes e piso alternam entre sólidos e vazios, o que é potencializado pela utilização de um único material. A casa é totalmente materializada em concreto em suas áreas opacas e esquadrias de alumínio e vidro nos painéis translúcidos.
A estrutura se funde com o traçado conceitual. A casa é desenhada como um maciço que gradualmente se esvazia expressando a sua contundência e se consolidando em um ambiente díspar como contraponto ao ambiente construído.