-
Arquitetos: Os Espacialistas
- Área: 400 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG + SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os Espacialistas criaram o projecto cenográfico para a exposição temporária “Amor Veneris: Uma viagem ao prazer sexual feminino” dentro de um palácio existente, o Palácio Anjos em Algés, Oeiras, Portugal.
Os Espacialistas propuseram uma espécie de corpo cenográfico feminino em construção, nascido da segregação poética e estética das qualidades reais e imaginárias das obras de arte apresentadas. Construído a partir da deslocação conceptual, de um sistema estrutural de natureza escultórica, que transforma sapatas de betão em “delicados pés-dominó” – reflexo anatómico do osso cúbico “astrágalo” existente no pé humano, na origem do jogo de dados e do dominó – e tubos metálicos em elegantes pernas femininas, à espreita eropticamente por entre os tecidos de um espaço-vestido de veludo.
A idea de viagem/promenade é acentuada pelas diferentes texturas e cores das paredes e tecidos que estão directamente ligadas às cores do corpo e às mudanças históricas que lhes estão associadas.
A cor, enquanto construtor social, passou de matéria a luz e a sensação ao longo do tempo. Plena de qualidades (i)materiais, idealizada no seu significado etimológico primordial de pele ou superfície corporal que esconde, envolve ou dissimula, está presente em todas as cenas da vida interior deste corpo habitado... O pérola e o marfim, o rosa encarnado e o vermelho, o Sienna e o amarelo, o branco e o preto, o azul e o verde, o laranja e o violeta - estão todos presentes!