-
Arquitetos: Grupo Eisen
- Área: 250 m²
- Ano: 2022
Descrição enviada pela equipe de projeto. Aos pés das Sierras Chicas, nos arredores de Córdoba, Argentina, na encosta leste com vista para a cidade e a planície verde que a precede, o Grupo Eisen desenvolveu o projeto da casa PMV. Quando a localização é tão propícia à apreensão do visual, a arquitetura pode repousar na busca desse objetivo e, neste caso particular, essa era a exigência primordial, a qual acrescentaram o desejo de que a planta fosse resolvida em um nível como se fosse um apartamento, mas com área verde e piscina. Isso eliminou desde o início a possibilidade de usar o esquema clássico de terraços com declives para lotes inclinados como este.
O desafio foi vencido criando uma plataforma apoiada no terreno natural parcialmente nivelado, completando o mesmo plano com uma estrutura de concreto armado suspensa por meio de telas, destacando-se do solo e permitindo a preservação da vegetação nativa abaixo. Assim, surgiu uma volumetria serena empoleirada na encosta de declive médio, gerando uma plataforma de nível único a partir do meio do terreno. Duas áreas bem definidas compõem o partido. Uma cobertura que abriga todos os ambientes habitáveis e um terraço aberto com jardim e piscina voltado para o nascer do sol e para a cidade.
De um gesto simples em uma sucessão de ambientes, todos com vista e saída para uma galeria longitudinal que os protege, a planta torna-se um contentor para atividades marcadas pela versatilidade, promovendo o aproveitamento de cada espaço contido numa envolvente neutra de concreto aparente, madeira e aço. Destacam-se apenas os equipamentos subordinados a cada atividade específica, privilegiando sempre as vistas. As áreas molhadas (banheiros e lavanderia) se abrem para pátios internos gerando um microclima onde a vista é próxima e exclusiva; negada ao exterior para garantir a privacidade.
A sala de estar - jantar foi integrada à cozinha e toda aberta para a galeria, por isso, não foi necessário pensar em uma churrasqueira, pois elas são perfeitamente integradas por meio de aberturas de alumínio que se abrem de parede a parede e do chão ao teto, evitando duplicação de áreas. A suíte principal e outros dois dormitórios de usos mistos, um como escritório e outro como atelier, partilham proximidade sem perder a privacidade. A galeria que antecede o terraço-jardim e a piscina infinita transformam o espaço exterior numa varanda voltada para o horizonte urbano. A vida na PMV acontece em uma sucessão racional de ambientes de uso agradável e dinâmico marcados pela vista.