-
Arquitetos: Modunita architects sa
- Área: 160 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Pinggera Martin
-
Fabricantes: Allplan, Fliri Dielen, Gessi, Schaco, TIBA Stahlküchen
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é formado por duas partes independentes. O edifício principal, ou residencial, tem um comprimento de 17,04m. A outra parte, onde está prevista uma garagem, mede 6,36m x 6,24m. Os edifícios estão separados um do outro, com acessos independentes, e apenas a parte residencial possui aquecimento.
Seguindo a citação de Kjetill Thorsen de Snohetta "A arquitetura é sobretudo paisagem construída", também acreditamos que a arquitetura e a topografia não devem ser vistas como separadas uma da outra, mas devem fundir-se.
O edifício plano e alongado, que se estende por um nível, permite uma inserção suave na topografia montanhosa. Além disso, a horizontalidade ou a restrição a uma altura baixa do edifício não deve afetar a qualidade de vida do bairro.
Um edifício que consiste quase inteiramente de janelas pode ser modestamente integrado na paisagem circundante. A fachada de vidro aberta, parcialmente visível da rua Lü, cria uma dissolução das fronteiras espaciais e provoca uma fusão da natureza e do edifício, uma fusão do interior e do exterior (espaço). Ao contrário do receio de que o novo edifício pareça imponente, estamos convencidos de que é precisamente o aspecto da transparência que confere leveza.
Um edifício residencial de vários andares teria aqui exatamente o efeito oposto e seria um fator de perturbação maior para a natureza e para as pessoas. A abertura para sudoeste através das janelas da fachada e o fechamento atrás através de uma faixa de luz garante privacidade suficiente não só para o proprietário do edifício mas também para toda a vizinhança.
A sustentabilidade aplicada ao telhado plano destina-se a devolver à natureza o que lhe foi retirado em termos de espaço (verde). Além disso, a intervenção dificilmente poderia ser percebida do ponto de vista superior.