-
Arquitetos: ACR arquitetos associados, noak studio
- Área: 400 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Arkos, DE LAZZARI E PATIO BRASIL, Luxatec, Serge Ferrari
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito do projeto da nova unidade do Alice Saúde parte da premissa inicial da marca: espaços conectados com a natureza e setorizados em pilares primários de saúde, como corpo, mente, sono e alimentação. O desafio, neste caso, era desenvolver o programa necessário em uma versão compacta e vertical, muito diferente da unidade flagship. A diretriz dos escritórios, ACR Arquitetos Associados e Noak Studio, contratados para desenvolvimento do projeto, foi enfatizar a estrutura original do edifício, evidenciando a instalação da nova infraestrutura necessária para operação de um espaço de saúde, também de forma aparente. Isso remete a outro fundamento da startup: a transparência. A casa Alice é um espaço sem hierarquias, é democrático e transparente, elaborado e ao mesmo tempo despretensioso.
Para a fachada, proposta arquitetônica já consolidada como conceito da marca, foi instalada uma membrana bioclimática – que traz privacidade e maior eficiência energética na utilização de iluminação natural, sem ganho excessivo de calor nos espaços internos. Ao anoitecer, a clínica se transforma em uma caixa de luz para o lado externo, que faz um jogo entre cheios e vazios. Foram instaladas telas solares internas, que podem ser abertas e fechadas conforme a necessidade dos usuários e médicos, trazendo maior privacidade nos momentos de exames.
O pórtico de entrada, outro elemento icônico da marca proposto pela arquitetura, foi alocado na quina do imóvel, evidenciando a inserção em uma esquina. A estratégia de implantação do programa foi alocar as salas de forma periférica, garantindo que todas tivessem vista e iluminação natural. Esta disposição deu origem a um átrio central, evidenciado pela iluminação zenital. Desta forma todos os ambientes e espaços são iluminados naturalmente e de todos os lados, trazendo para a nova unidade o mesmo conceito de permeabilidade visual abordado na flagship, onde, através de um pátio central, é possível visualizar todos os níveis do projeto com uma visão panorâmica da casa.
Este vazio central proposto no projeto arquitetônico trouxe a interessante oportunidade de utilizá-los também como um espaço. Um banco linear faz a vez do guarda-corpo e pode ser utilizado para aguardar ou conversar, dele engasta uma rede horizontal no pavimento superior, se tornando um espaço agradável de permanência. Já no térreo, o banco em marcenaria esconde o gradil metálico magenta do átrio central. Estas soluções modificaram completamente a percepção espacial, conferindo maior amplitude visual e maximização da área disponível. A Casa Alice foi projetada com espaços que não se parecem com consultórios e laboratórios tradicionais, e sim para se sentirem em casa, o que torna consultas presenciais e exames uma experiência diferente da habitualmente oferecida. Toda a especificação de materialidade, aliada a qualidade espacial garantem ao projeto o tom necessário para que todo membro identifique que Alice tem processos únicos e diferentes. Na Alice, os espaços foram feitos como devem ser: para respirar saúde.