-
Arquitetos: Matsuyama Architect and Associates
- Área: 138 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Toshihisa Ishii
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi projetada para um casal de idosos que passou a vida produzindo Oshima Tsumugi (tecido), um artesanato tradicional de Amami Oshima, Japão. O terreno está localizado no lado do oceano Pacífico, ao norte de Amami, em uma elevação com vista para uma vila pacífica e suas montanhas. Para qualquer projeto que seja construído nessas ilhas do sul, a proteção contra tufões e o clima subtropical severo é de extrema importância. Essas medidas preventivas, no entanto, resultaram na criação de muitos edifícios que foram projetados para serem fechados desde o exterior.
Neste projeto, quisemos encontrar uma solução que permitisse, através de dois processos distintos, não só um espaço que incorporasse a paisagem natural local na vida cotidiana, mas também uma casa que resistisse a condições climáticas extremas. O primeiro processo foi instalar um grande telhado com beirais profundos para criar, para a maioria dos espaços internos, um ambiente fresco e sombreado, como se o usuário estivesse sentado sob as árvores. O segundo processo foi gerar um volume com uma estrutura forte que, ao invés de se fechar para se proteger dos tufões, foi aberto infinitamente ao exterior.
Especificamente, usamos aço, concreto e madeira para encontrar uma seção que tirasse proveito das qualidades únicas dos três materiais diferentes. Por fim, chegamos a uma solução que consiste em uma estrutura de aço que sustenta o grande telhado, paredes externas de concreto e uma estrutura de madeira para compensar o peso do telhado e as pontes térmicas. Na planta, as paredes de concreto são projetadas para serem independentes da estrutura de aço com 4 metros de vão. Assim como nas "casas divididas" (um estilo arquitetônico popular das Ilhas Amami), nesse projeto, cada função é projetada para existir separadamente, enquanto as áreas comuns são feitas para serem expandidas externamente com a projeção das paredes.
Sombras criadas por feixes de luz entrando pelo vão entre o teto flutuante e as paredes, recriam a luz que experimentei quando criança nesta ilha. O projeto final é resultado da minha pesquisa para criar uma casa inspirada na cena indelével da minha infância. É minha esperança que a mudança de luz e o cenário tranquilo desfrutado nesta casa animem os próximos anos deste casal de idosos.