-
Arquitetos: Gastón Sironi, Valentina Machado
- Área: 260 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: ANODAL, Carot carpinteria, Hormigones Federico, Molla carpinteria, Patagonia Flooring, Sanitarios FV, ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em La Calera, antiga cidade satélite no sopé da serra de Córdoba, agora absorvida pela expansão urbana da capital, que está a cerca de 10km do local. A topografia define a proposta e a casa faz parte da paisagem, localizando-se no setor mais alto da área com excelentes vistas da cidade, das grandes montanhas e do poente.
Com uma vegetação condensada, a planta pretende preservar o que existe. O seu deslocamento acompanha a encosta e os pátios abrem-se para o ambiente montanhoso e contê-lo, o espaço intermediário é considerado como um mediador na relação exterior-interior.
O material que define a casa é decisivo, não só para responder à sua exigência estrutural, mas também para integrá-la no horizonte. Optou-se pela sua utilização tanto para divisórias como para lajes o concreto aparente, mantendo uma relação empática com o contexto.
Tendo em vista as excelentes vistas sobre a cidade, decidiu-se que todas as áreas servidas da casa tivessem esta orientação. As áreas de serviço resolvem o encontro entre a casa e a montanha. Ambos os volumes possuem espaços de transição dianteira e posterior, gerando assim flexibilidade e continuidade a todos os ambientes de uso. O terraço no volume privado é suporte e ampliação da área social.