-
Arquitetos: all(zone)
- Área: 325 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:John Gollings, Casey Horsfield
-
Fabricantes: Dulux, SIAM BROTHERS, Serge Ferrari
Descrição enviada pela equipe de projeto. O MPavilion é um pedido de projeto único. É uma estrutura temporária que ficará no Queen Victoria Gardens por cerca de cinco meses para depois ser doada à cidade pela Fundação Naomi Milgrom e transferida para um local permanente. Embora a estrutura seja leve e temporária, ela também precisa atender a uma série de condições sem precedentes em sua segunda vida. Deve ser adaptável com elementos mínimos de arquitetura, oferecendo uma experiência única para seus visitantes.
Depois de muito tempo confinados durante a pandemia, e com o MPavilion situado no coração de Melbourne – onde o período de restrição de circulação foi o mais longo – começamos o projeto com a ideia de “celebrar a vida ao ar livre”. A arquitetura deve funcionar com sua forma mínima, ao mesmo tempo em que se conecta com a natureza pelo seu movimento que remete a estar sob uma grande árvore com relaxantes raios de luz cintilando através das folhas. Deve ser um lugar onde as pessoas se encontrem casualmente, aproveitem e vivam o momento. Um lugar onde as pessoas possam vir para ler livros, tomar café, ouvir música, fazer o ioga matinal ou apenas passar para ver o que está acontecendo - como visitar um bom amigo que está sempre em casa.
Optamos por trabalhar com tecido para criar um ambiente "leve". Através do processo de projeto com muita contribuição das maravilhosas equipes de engenharia da TENSYS e da AECOM, finalmente conseguimos este resultado com três camadas integradas de tecido.
A camada mais externa é uma cobertura feita com rede de pesca e que dá o perfil transparente do pavilhão quando visto de longe. A camada do meio é uma membrana transparente que capta a chuva. Por baixo, o waffle de tecido colorido é um teto pendurado sem ser tensionado para permitir o movimento no ar fresco.
Em suma, nossa versão do MPavilion é uma estrutura leve, uma forma mínima de arquitetura para abrigar a vida pública da cidade ao mesmo tempo em que é viva, colorida e divertida. Em um mundo onde encontramos escassez de recursos e condições sociais em constante mudança, a vida útil da arquitetura deve ser repensada e expandida para considerar uma gama mais ampla de materiais e métodos de construção. Se a vida não dura para sempre, por que nossos edifícios deveriam? O MPavilion pretende explorar o aspecto da arquitetura que poderia abraçar um espírito mais leve e casual para se tornar ainda mais sustentável e envolvente.
O MPavilion é um dos projetos mais empolgantes em que já trabalhamos. Além das visões criativas da Fundação Naomi Milgrom, toda a equipe é realmente apaixonada pelo o que faz e comprometida com a excelência, independentemente do tamanho do projeto. Todos são um poderoso mecanismo colaborativo que avança a cada passo com energia infinita. Foi muito divertido e intenso. Estamos muito felizes e honrados por trabalhar em um ambiente como esse.