-
Arquitetos: Atelier cnS
- Área: 19210 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Siming Wu
Visão geral - A Escola Primária Afiliada à Longjiang Escola de Língua Estrangeira (Wanggang School) está localizada em Longjiang, Shunde. A escola é cercada por várias aldeias densas que são típicas e simbólicas no Delta do Rio das Pérolas. É adjacente ao Parque Industrial de Sanlian, que é a maior área industrial de móveis em Longjiang. O terreno tem limitações para a expansão da escola e a contradição entre oferta e demanda no espaço do campus é muito evidente. Para atender às crescentes demandas por educação de qualidade, a reforma consegue ampliar totalmente o terreno existente para o campus e melhorar ao máximo a taxa de ocupação do espaço, de modo a garantir espaços suficientes para atividades ao ar livre e aumentar o número da sala de aula de 22 para 42.
Um Campus Multidimensional - Devido aos recursos limitados de terreno para expansão horizontal, os projetistas decidiram expandir o campus na direção vertical, o que pode satisfazer perfeitamente o índice de densidade nos regulamentos de Longjiang. Ao elevar o campo de esportes 4,65m, criam-se espaços mais flexíveis por baixo para proporcionar diferentes salas funcionais e espaços para grandes eventos. A pista de corrida de 300 metros no primeiro andar e a área de esportes no segundo andar tornam-se espaços diferentes, mas complementares. Além disso, o acesso à área de esportes no segundo andar é interligado por corredores contínuos para melhorar a circulação. Isso não só resolve o problema de acessibilidade entre os campos como também oferece diversidade e comodidade em espaços limitados.
"Espaço Flúido" e "Ilha Flutuante" - O projeto está localizado em Shunde, conhecida como Cidade da Água, onde a rede fluvial é densa. Inspirados na malha fluvial, os arquitetos aplicaram uma estrutura extensível e contínua aos espaços sob a área esportiva, de forma a resolver os problemas de ventilação e iluminação. Os espaços interiores são organizados e agrupados como uma série de ilhas flutuantes ao longo de um corredor que conduz até à zona ribeirinha. Como fluxo principal, o corredor conecta a "Ilha de Estudo" e a "Ilha de Atividades" e cria um espaço externo contínuo como a água corrente.
Além disso, os espaços internos são organizados em um ângulo específico para maximizar a área voltada para o exterior e para criar uma variedade de microespaços para o entretenimento dos alunos, como paredes de exibição, paredes de pintura, pequenas plataformas e cantos de leitura. A ideia do espaço de fluxo e da ilha flutuante enriquecem a diversidade de espaços sob o campo desportivo e melhoram significativamente as condições de iluminação e ventilação.
Biblioteca: "Uma Ilha Flutuante de Conhecimento" - A biblioteca foi construída em um terreno subutilizado do campus e é sustentada por estruturas tubulares. O primeiro andar é elevado para evitar perturbações na pista de corrida de 300 metros. As estruturas tubulares em vermelho não apenas desempenham o papel de elementos estruturais, mas também atuam como um espaço de circulação em todo o edifício. Além disso, a extremidade superior do tubo forma naturalmente uma claraboia, trazendo luz natural e ventilação para o interior. Com a ajuda de estruturas tubulares, a biblioteca poderia se libertar de uma performance física por ser um puro abrigo de leitura. Ao organizar os espaços internos ao longo das vistas emolduradas, uma variedade de espaços internos e semi-internos são criados de forma livre, chamados de "A Ilha Flutuante do Conhecimento".
Parede Cortina: 'Véu e Flores' - No projeto da fachada, os arquitetos tentaram criar uma pele translúcida tão leve quanto um véu, de modo a dar às pessoas uma sensação de leveza. Por meio de uma série de comparações e seleção de materiais, o cabo de aço e a malha de alumínio são selecionados por seu bom desempenho em resistência à tração e ductilidade. Ele não apenas mostra uma sensação de leveza através da aparência, mas também garante estabilidade estrutural contra o vento. Quanto à seleção de materiais para o átrio no campo esportivo, o padrão de trama de diamante da cerca de arame é usado para fornecer recursos poderosos e flexíveis, de modo a se ajustar à forma da estrutura, aparecendo como uma flor desabrochando no campo esportivo.
Muro Desaparecido: Interface à beira do rio - Outra característica importante do campus de Wanggang é que um lado do campus é adjacente à margem do rio. Nos últimos anos, Shunde fez grandes esforços para melhorar a qualidade da água do rio e as vistas do rio são agradáveis. No entanto, antes da reforma, a cerca física ao redor do campus mantinha as belas vistas longe dos alunos. Assim, a fim de melhorar a interface à beira do rio e evitar inundações imprevisíveis, os projetistas criam uma plataforma completamente aberta que fica próxima à água. Ele não apenas apresenta os pontos turísticos do rio no campus, mas também atua como uma parede invisível e protetora. Essa "parede que desaparece" torna-se então uma das características mais simbólicas do campus e também parece ser uma plataforma e um meio para mostrar vivacidade e vitalidade.