-
Arquitetos: Dallas-Pierce-Quintero
- Área: 330 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:French + Tye
-
Fabricantes: Velfac
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizadas no limite do parque Wanstead, em Newham, Londres, esta edificação vê a transformação do antigo quintal de um construtor em três novas casas - incluindo uma casa familiar de 3 quartos e duas casas menores de 2 quartos. O projeto também inclui a remodelação e ampliação de uma antiga loja que se estende pela entrada do terreno, criando outra edificação de 1 quarto.
O terreno é delimitado por uma fileira de casas geminadas na frente e pelo parque na fachada posterior. O desejo do cliente era maximizar esse terreno subutilizado e restrito, e apresentar uma solução específica para o local que pudesse responder e respeitar as propriedades vizinhas por meio de orientação e volumetria. Com várias permissões de planejamento anteriores falhando em ocupar o terreno, a D-P-Q usou uma abordagem de design iterativa para testar ideias por meio de modelos e dialogar com os planejadores, fornecendo uma solução específica para o local.
Refletindo sobre sua prática de maximizar os "espaços intermediários", D-P-Q desenvolveu uma composição invertida. No térreo, todos os layouts das casas se interligam em torno de poços de luz e pátios privados, oferecendo a privacidade dos quartos com muita luz natural, otimizando o número de unidades possíveis no terreno restrito.
Os espaços de convivência mais importantes agora estão posicionados no primeiro andar, onde grandes janelas emolduram vistas deslumbrantes sobre o parque Wanstead, aprimorando as conexões entre o interior e o exterior. As casas são orientadas ao norte, em direção ao parque, para aumentar a privacidade em relação aos vizinhos e apresentam um telhado dente de serra distinto – projetado com sensibilidade para espelhar a altura dos beirais das casas adjacentes. Do lado de fora, o vidro reflete o ambiente natural, enraizando o projeto no seu contexto.
Para desenvolver uma linguagem arquitetônica contextual, a paleta de materiais se baseia na história do local e na alvenaria tradicional dos terraços. Todos os materiais foram adquiridos de forma responsável e escolhidos por sua longevidade, capacidade de reciclagem e ampla disponibilidade.
O tijolo envolve o térreo para criar uma aparência semelhante a uma base, antes de continuar formando os muros limítrofes do terreno. Os volumes do primeiro andar são construídos a partir de painéis pré-fabricados de madeira laminada cruzada, marcando uma fusão de métodos de construção tradicionais e modernos para criar uma série de casas verdadeiramente sustentáveis e eficientes. Essa abordagem estabeleceu um programa sustentável, eficiente e financeiramente viável para o cliente, que assumiu o papel de construtor pela primeira vez neste projeto.
Uma vez concluída a alvenaria, os elementos de madeira foram montados em menos de 5 dias, antes de serem revestidos com metal galvanizado para criar um envoltório externo altamente texturizado e unificado que flui entre as paredes e os telhados. No interior, os elementos estruturais são deixados expostos em uma abordagem honesta e inacabada. Blocos brancos aparentes são complementados por uma estrutura tátil de madeira laminada cruzada acima, construindo uma conexão com as copas das árvores ao redor.