-
Arquitetos: AR Arquitectos
- Área: 550 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: ANODAL, AutoDesk, Edificor, Feyro, Guinta Muebles, Holcim, Indusparquet, Light Iluminación, Lumion, Noir AR, Peirano, Portobello, SBG S.A, Saniplast, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. CASA NEGRA. Trata-se de uma casa unifamiliar projetada em um terreno típico das pequenas montanhas de Córdoba, Argentina, que reflete a busca contínua por romper a tradição. A ideia incide diretamente na escolha do concreto como protagonista em todos os seus sentidos. A casa desenvolve-se em dois níveis, composta por dois volumes paralelos sobrepostos.
O térreo, rebaixado no terreno, permite experimentar um percurso que apresenta o projeto e enquadra as vistas que este sugere. No mesmo plano, concentra-se a área social, unindo espacialmente cozinha, sala de jantar e sala de estar. O interior e o exterior fundem-se graças à permeabilidade que se consegue através de superfícies envidraçadas, com portas francesas que ligam o espaço interior a uma grande galeria com piscina, vegetação e vistas. O pavimento superior sobressai do terreno ao nível do observador, mostrando-se como um volume linear e sólido, imponente a partir de quem o olha. O brutalismo do concreto preto é combinado com o contido revestimento de madeira kiri. Aqui convergem as atividades privadas: dormir e descansar, sempre com vista para a cidade.
A escada é um dos elementos principais. Ela está suspensa sobre uma parede de concreto, com a ideia de expressar a sensação de leveza sobre a robustez. Localizada em ambiente de pé-direito duplo, onde o espaço é valorizado, a escada permite uma entrada de luz natural única e marcante.