-
Arquitetos: Bez+Kock Architekten
- Área: 2133 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Stephan Baumann, bild_raum
-
Fabricantes: Holzkraus GmbH Schweinfurt, RAICO, Sohm Holzbautechnik
Descrição enviada pela equipe de projeto. Você consegue imaginar um local charmoso para a construção de uma creche? O jardim do antigo mosteiro franciscano construído no século XVII é um oásis verde no centro histórico da cidade de Miltenberg. Um lugar que combina centralidade e abrigo de uma maneira ideal: a poucos passos da Engelplatz, no centro de Miltenberg, a nova creche é protegida pelo poderoso muro de arenito vermelho que cerca o jardim do antigo mosteiro franciscano.
Ao mesmo tempo, este jardim é também um local sensível com uma grande história a contar - um aspecto importante na educação e ensino de valores às nossas crianças. Portanto, seu desenvolvimento com uma creche exige cautela e precisão.
O novo edifício foi projetado como um pavilhão de madeira térreo, que se encaixa perfeitamente entre as paredes históricas do mosteiro: sua forma divide o jardim existente, em uma área de lazer protegida da creche e em um espaço aberto acessível ao público que - conforme o espírito do antigo jardim do mosteiro - está disponível para os moradores de Miltenberg. Com sua suave gradação de altura, o edifício segue a topografia ligeiramente inclinada do terreno e, assim, alcança uma integração contida e natural do novo edifício em seu entorno.
Ao longo das duas fachadas da creche, uma pérgula contínua configura uma zona frontal protegida, para as crianças brincarem e passarem o tempo. Os cômodos do centro familiar se desenvolvem ao redor do pátio ajardinado, na interface com a creche. A grande sala polivalente, disponível para ambos os grupos de usuários e orientada para o lado da entrada, também foi colocada diretamente ao lado dela.
A creche foi construída como um edifício de madeira estrutural com superfícies visíveis com uma laje de concreto moldada in loco. A madeira renovável e disponível na região forma o núcleo substancial da estrutura do edifício; é robusta, de alto desempenho e sensual. As ripas verticais de abeto prateado revestem as fachadas da creche. Os muros de arenito vermelho local da parede histórica do mosteiro configuram a identidade do novo fechamento interno. As qualidades táteis e atmosféricas do arenito e da madeira fazem da creche uma casa para tocar e sentir - também na área de lazer livre protegida, que oferece individualmente elementos lúdicos feitos de madeira.
Elementos de feltro de cores vivas orientam as crianças no interior. As claraboias de grande formato acentuam a área de acesso aos grupos individuais do jardim de infância e criam uma situação atrativa de luz natural para os vestiários, construídos em cômodos ampliados. Cada sala do conjunto tem um elemento de escalada integrado que se eleva como um mirante acima das áreas verdes do telhado. Os níveis superiores são fechados apenas por uma rede de aço leve e, portanto, oferecem o máximo de transparência. Aqui, foram criados retiros para as crianças que as inspiram a sonhar, ler, observar ou refletir com uma visão do mosteiro diretamente adjacente.