-
Arquitetos: Vitório Ecker Arquitetura
- Área: 1110 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Gabriel Konrath
-
Fabricantes: BTC Construtora, Bella Pietra, Concretar Concreto Usinado Ltda, Esquadrias João Schwanck, Gramoterra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tendo o minimalismo como premissa, o projeto basicamente é formado por três volumes de concreto bruto, dispostos no terreno de maneira hierárquica, dividindo-se em íntimo, social/serviço e fitness. O projeto foi pensado de maneira a ficar esteticamente harmônico e funcional, o volume que abriga a parte íntima, está sobreposto ao volume do social/serviço, e deslocado de maneira a criar deck de contemplação para o mar no segundo pavimento na fachada frontal e varanda de 4m de largura na fachada dos fundos. O volume do fitness encontra-se deslocado do restante, em meio a vegetação ele é espaço de uso exclusivo dos proprietários com privacidade e vasta área verde nos fundos.
A posição dos cômodos da casa foi uma equação calculada para seguir a melhor orientação solar, plano de necessidades do proprietário e aproveitamento da área verde do condomínio. Cômodos principais, as suítes e living, foram todos voltados para o lago e pôr do sol. A varanda com lareira externa integrada era umas das solicitações mais importantes, e foi localizada de maneira a ser abrigada do vento sul do inverno e conferir sombreamento necessário no verão, tendo o mesmo nível do living, e fazendo a transição entre o interno e externo de maneira que toda a casa aparentasse ser uma grande varanda em dias quentes de verão. A área externa é totalmente voltada ao lazer, com piscina de 70m², espaço parrilla e gramados. A materialidade segue a linha minimalista, praticamente todas as paredes externas são em concreto aparente, somente onde há aberturas, foi utilizado o vidro e, para obter-se privacidade necessária, a madeira ripada sobrepõe certas aberturas, o que compõe harmonicamente junto com o paisagismo.
O living da casa tem vão livre de 16m seguido de balanço de 4m na varanda, para estruturar tudo isso de maneira que não houvesse perda na harmonia estética com vigas de grandes alturas, o responsável pelo projeto estrutural utilizou tecnologia de pró-tensão, onde cabos de aço são fixados em determinadas posições dentro da estrutura antes da concretagem, e durante a cura do concreto são esticados gradativamente, de maneira a aumentar a resistência da estrutura. Em residências de grande área, o desafio maior é se ter um lar aconchegante de funcional, o objetivo foi alcançado com a escolha do melhor fluxograma de acordo com as condicionantes do terreno e plano de necessidades do proprietário.