-
Arquitetos: Estúdio Mangava
- Área: 100 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Lela Leme
-
Fabricantes: Cerâmica Portinari, Geocerâmica
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Projeto Sabiá teve como premissa inicial a criação de um ambiente externo que pudesse proporcionar conforto, funcionalidade e beleza para o espaço de reunião da família, com uma nova estrutura anexada à arquitetura existente. Desenhada e construída em MLC (Madeira Laminada Colada), a estrutura, que vence o vão sem pilares centrais, foi desenhada com pilares soltos do chão e vigas curvas, criando assim um efeito de leveza para todo o sistema estrutural aparente.
O bloco central foi feito com revestimento de pedra bolão em chapa, trazendo um contraste entre a estrutura leve e delicada, e o bloco de fechamento. Assim como o contraste entre a estrutura e bloco principal, criou-se também um contraste de cores entre os tons neutros externos e a parte interna do vestiário, que foi pintada de laranja.
O projeto conta com um bar e cozinha rebaixados, integrados com o restante do ambiente através do balcão, que se dá como um elemento de transição e conexão entre os espaços. No lado oposto da cozinha e bar, foi feita uma arquibancada em deck de madeira para dar acesso ao piso elevado, onde se encontra um espaço para exercícios. A arquibancada busca conectar espacialmente os diferentes níveis do projeto, diminuindo a sensação de divisão do ambiente.
O jardim existente foi mantido, para que a entrada de luz através do mesmo pudesse ser garantia de qualidade espacial para a sala aberta, pois permite passagem de luz filtrada através das palmeiras e telhas translúcidas. O projeto abriga a família para reuniões externas e proporciona um ambiente leve e moderno para a residência.