-
Arquitetos: Vitório Ecker Arquitetura
- Área: 368 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ricardo Ourique
-
Fabricantes: Concretar Concreto Usinado Ltda, Schwanck Esquadrias
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casas de praia são residências voltadas ao lazer, descanso e momentos com a família. Na casa FC destaca-se este conceito através do living, que ocupa quase todo pavimento térreo, une-se ao externo, não somente pelo fundo da casa, mas também nas laterais, integrando interno e externo de maneira que toda parte social da casa seja algo único, sem barreiras, estimulando a socialização entre os habitantes. Além da fluidez da planta da casa, a materialidade também confere ar praiano, o concreto aparente juntamente com tijolos maciços e madeira, apresenta naturalidade e durabilidade, demandando pouca manutenção e conferindo estilo rústico despojado que uma casa de praia deve ter.
Por ter vãos grandes sem pilares e grandes balanços em concreto aparente, a estrutura teve que ser reforçada para evitar qualquer tipo deformação, a escada segue a mesma linha, inicialmente tinha partido circular e degraus em balanço, porém definiu-se juntamente com o projeto de interiores em construí-la em formato reto e materialidade de concreto, seguindo as linhas externas da casa e proporcionando maior segurança, evitando pequenas vibrações desagradáveis e possíveis deformações.
A piscina tem formato retangular e borda elevada, e, por conta do formato das bordas, quando está em funcionamento aparenta ser um cubo de água elevado , algo inteiriço, marcando bem seu volume e juntamente com seu desenho retangular e alinhado com a casa, divide de forma proporcional o espaço social externo.
Os brises em madeira, que cobrem as esquadrias externas têm função estética de dar unidade ao volume das aberturas, e ao mesmo tempo função de dar privacidade e conforto térmico aos habitantes da casa. A madeira utilizada tem durabilidade e resistência necessária para suportar as intempéries, uma vez que a casa se localiza a poucos metros do mar.
O proprietário passou plano de necessidades com algumas prioridades, porém deixou bem livre para o arquiteto trabalhar as formas, volumes, materialidade e conceito, o que resultou em algo harmônico e seguindo o conceito inicial, uma casa de praia contemporânea.