-
Arquitetos: Maxim Calujac
- Área: 200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Oliegh Bazhur, Etalpmet
-
Fabricantes: CONPLAST S.R.L. , STILL FERRO
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Vila Domos está localizada perto de Chisinau, na Moldávia. Projetada para uma família de quatro pessoas, oferece três áreas funcionais: lazer, área verde e área comum. A área de lazer inclui terraço, piscina e fogueira. Devido às grandes paredes de vidro, o exterior se conecta visualmente com a sala de estar. O jardim oferece sombra durante o verão e se transforma em uma área de playground para as crianças. O verde passa a fazer parte do quarto, dando a sensação de estar mais próximo da natureza, como se fizesse parte do interior, além de garantir a privacidade em relação aos vizinhos.
A entrada representa o destaque da casa. A plasticidade do volume do portal de concreto, além de seu aspecto estético, tem função construtiva ao conferir rigidez extra a toda a estrutura, simplificando o caixilharia metálica da casa. A forma escultórica do concreto destaca a expressividade da linha, aproveitando o sobriedade da fachada em aço Corten. A grande importância da composição volumétrico-espacial é dada à forma piramidal truncada da “Cúpula” interna. Usados como claraboias, esses “Domos” são revelados como estruturas rítmicas ao ar livre com formas monolíticas. No interior, criam um espaço aéreo e de muita luz.
As paredes internas são preenchidas com painéis de madeira. Além do ambiente aconchegante, o contraste entre a frieza das paredes de vidro e da madeira oferece uma sensação de solidez a todo o espaço interno. Conforme elaborado pelo arquiteto, todo o mobiliário se dissolve em todo o interior devido ao uso do mesmo material das paredes de madeira. As pinturas e esculturas são os destaques que vão dando a dinâmica e os contrastes da tranquilidade da casa. A planta da casa foi organizada de forma que a necessidade de corredores seja totalmente evitada, já que a sala se liga a todos os outros cômodos.
A grade de estrutura metálica emoldurada realiza o correto arranjo dos cômodos, a área técnica é separada da principal área habitável como cozinha, sala e quartos. A área de serviço está situada perto da entrada principal do lote da casa, a área de dormir é voltada para o jardim a sudeste. Apesar da pequena área do terreno, a vila dá uma sensação de conexão com a natureza - como uma tela “viva” emoldurada por enormes janelas envidraçadas.
Este edifício contrasta com a área circundante. Os materiais, como aço, madeira e concreto, vão mudando e amadurecendo ao longo do tempo. As linhas suaves do conceito arquitetônico, a ligação entre o espaço interior lacônico e a leveza da paisagem, integram organicamente esta vila ao ambiente natural e atuam como base da interação humana com o espaço e o edifício.