-
Arquitetos: ENDALT Arquitectes
- Área: 140 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:David Zarzoso
-
Fabricantes: Ikea, Santa & Cole, TEULAT, VitrA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O layout deste projeto segue a referência típica das casas a una mà de Horta de València: um volume compacto com telhado de duas águas seguido por uma extensão nos fundos com cobertura plana, um curral e uma pallissa, uma espécie de galpão. Além da disposição longitudinal, se estabelece uma organização em faixas contínuas, deixando os quartos e os espaços fechados agrupados na empena cega, para que o espaço central seja mantido livre para facilitar a passagem da carroça e dos animais pela casa. A leitura deste eixo longitudinal doméstico também contempla uma segunda análise enquanto um espaço sequencial, formando um conjunto de espaços concatenados que, juntamente com as intenções inerentes a qualquer intervenção em um edifício histórico, representa o germinar do novo projeto na vontade de estabelecer um novo modo de vida em uma casa previamente habitada e vivida.
Neste caso, o novo morador demandava os usos derivados de sua profissão, a música e seu ensino em casa, o que tornava necessário dividir claramente dois setores na mesma construção. Estas duas áreas foram divididas não apenas pelo seu uso, mas sobretudo pelo grau de privacidade. Assim, optamos por separar em ambos os níveis uma primeira área mais pública e uma segunda área mais privada. Na primeira, há uma sala de aula/estúdio onde podem ser dadas aulas particulares e que está ligada à área de acesso da residência e a um banheiro, de modo que seu uso seja compartilhado entre os convidados que acessam esta área e o térreo da residência. Nesta mesma entrada fica a escada principal da residência que leva à parte superior, onde encontramos em primeiro plano um grande espaço aberto, concebido para ensaiar pequenos grupos de câmara e piano. O espaço de pé direito duplo e o telhado inclinado aproveitam ao máximo o espaço, promovendo assim condições acústicas mais favoráveis para a apresentação.
Escondida atrás de uma cortina, como ocorre em muitas destas casas, está a segunda parte da residência, que é configurada por elementos de mobiliário de uso comum que ajudam a integrar os ambientes e funcionam como conectores entre os diferentes usos. Esta grande sala compartilhada está diretamente ligada ao coração desta tipologia habitacional, o curral. Um espaço de trabalho e moradia, um canto de relaxamento e conexão com a natureza que muitas vezes era compartilhado com os animais e onde todos os tipos de eventos familiares eram realizados. Com a abertura de janelas que se orientam para o pátio com um terraço que evoca os emparrados das casas mediterrâneas, o pátio recupera toda sua importância e reforça a relação entre a área do dia e o pátio. O pátio torna-se assim o pulmão e a luz da casa, renovando sua função como lugar de relaxamento, lazer e natureza.